Um vídeo que circula nas redes sociais, mostra policiais espanhóis batendo em imigrantes nas ruas de Madrid. O Ministério do Interior da Espanha anunciou que irá abrir investigação sobre o caso, que será comandada pelo Gabinete Nacional de Garantia dos Direitos Humanos, segundo o jornal El País. A agressão aconteceu no bairro de Lavapiés.
Na gravação divulgada na última sexta-feira (29), foi feita por um transeunte, e é possível ver um policial em cima de um homem negro que está imobilizado, enquanto outro homem que está encostado na parede, recebe golpes de um outro policial.
De acordo com a versão da polícia, os agentes teriam recebido um chamado para intervir em uma briga entre quatro pessoas, na qual os dois homens que aparecem apanhando no vídeo, estariam envolvidos. Além disso, os policiais teriam encontrado drogas com um deles, mas o tipo da substância não foi identificada.
Em nota, a Polícia de Madrid disse que os agentes foram agredidos e que as redes sociais tem feito uma “caça injusta” aos policiais. “Todo o coletivo policial está sendo acusado de atuações gravíssimas, muitas delas delitivas”, diz trecho da nota.
Aos gritos de “chega de violência policial” e “nenhum ser humano é ilegal”, com faixas de “racistas fora de nossos bairros”, cerca de 350 pessoas, segundo dados fornecidos pela delegação do governo em Madri, se reuniram na Plaza de Lavapiés contra o que chamam de “racismo institucional”.
Leia mais notícias aqui: “Educação não é privilégio para rico, é direito de todos”, diz Lula em inauguração de curso de Matemática da Tecnologia e Inovação no Rio