No mês em que se comemora o Julho das Pretas, por conta do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra – ambos comemorados no dia 25 de julho – a vereadora Monica Cunha (Psol), presidente da Comissão Especial de Combate ao Racismo, foi escolhida para receber a moção Dandara de Palmares.
A homenagem foi concedida pela Comissão de Igualdade Racial da OAB Barra da Tijuca, a mulheres que se destacam na luta antirracista. A presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB-RJ, Suely Beatriz Ferreira, afirmou que a vereadora é um exemplo de representatividade, força e fonte de inspiração para essa e para as próximas gerações.
Com uma trajetória de lutas contra desigualdades e a favor de pessoas negras e periféricas, a vereadora lançou em maio deste ano a primeira Comissão Especial de Combate ao Racismo do país, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro.
Sobre o Julho das Pretas
O Julho das Pretas é uma ação de incidência política e agenda conjunta e propositiva com organizações e movimento de mulheres negras do Brasil, voltada para o fortalecimento da ação política coletiva e autônoma das mulheres negras nas diversas esferas da sociedade.
A ação foi criada em 2013, pelo Odara – Instituto da Mulher Negra, e celebra o 25 de Julho, Dia Internacional da Mulher Negra Afro Latina Americana e Caribenha.
Todos os anos, nesta época, temas importantes e necessários relacionados à superação das desigualdades de gênero e raça são pautados por diversas instituições, colocando a pauta e agenda política das mulheres negras em evidência.
Leia também: “Vamos para o combate”, diz vereadora carioca Monica Cunha ao inaugurar Comissão Especial de Combate ao Racismo