“Vai ser um Carnaval de muita emoção”, diz Selminha Sorriso, sobre desfile da Beija-Flor deste ano

Imagem-do-WhatsApp-de-2025-02-26-as-18.28.11_f72c7578.jpg

Vai ser um Carnaval de muita emoção“. Essa é a análise de Selminha Sorriso, 1ª Porta Bandeira da Beija-Flor de Nilópolis, e um dos nomes de destaque no Carnaval Carioca. Em entrevista exclusiva ao Notícia Preta, Selminha falou da expectativa para mais um desfile, principalmente no eno em que o enredo homenageia um grande nome da escola, o Mestre Laíla, e que marca a aposentadoria do intérprete Neguinho da Beija-Flor, após 50 anos de dedicação ao samba.

É um momento muito delicado, né? Duas personalidades tão importantes pela nossa escola, dois homens pretos, cada um na sua história, mas com grande relevância e contribuição na nossa maior identidade cultural, que é o nosso samba. Lindo a homenagem ao mestre Laila, mesmo que ele não esteja aqui nesse plano, é uma forma de gratidão a toda contribuição“, diz Selminha sobre o diretor de carnaval que faleceu em 2021.

Selminha Sorriso durante o ensaio técnico da Beija-Flor /Foto: RioCarnaval

Mestre Laíla, que foi diretor de harmonia da Beija-Flor por mais de 40 anos, é lembrado como um dos grandes responsáveis pelo sucesso da escola.

Segundo a porta-bandeira, esse desfile mexe com todos na escola, mas com relação à aposentadoria de Neguinho da Beija-Flor, a porta-bandeira confessou que a notícia foi difícil de aceitar.

Ver o brother se aposentando oficialmente do microfone da escola mexe muito comigo. Acho que ele ainda tem muito potencial para continuar, mas é uma escolha dele. Ele está feliz, recebendo reconhecimento de todos os cantos do mundo, e isso é maravilhoso. Cinquenta anos são 50 dias, e que bom que ele está sendo exaltado, vendo essa força, essa retribuição em forma de amor e gratidão pelo tanto que ele contribuiu e ainda contribui para nossa manifestação cultural“.

Um Carnaval de emoção e legado

O desfile da Beija-Flor em 2025 promete ser um dos mais emocionantes da história da escola. “A Beija-Flor vai entrar com toda a garra, com todo o legado que o Mestre Laila nos deixou e também em homenagem ao nosso Neguinho. Vai ser lindo, vai ser um Carnaval muito marcante“, aponta a porta-bandeira.

A homenagem a esses dois ícones será um momento de celebração, mas também de reflexão sobre a importância de valorizar e preservar as raízes da cultura popular brasileira. “O Carnaval 2025 será uma grande festa, mas também um momento para lembrar quem construiu essa história“, concluiu Selminha Sorriso.

Segundo a porta-bandeira, o bailado também passou por mudanças ao longo do tempo, mas reitera que apesar de demais influências, o popular continuou firme. “Passamos por vários momentos. Em certo período, tivemos uma tendência ao clássico, mas, graças a Deus, voltamos para as nossas origens. Existe uma influência clássica, mas a predominância tem que ser a dança popular. E esse é o caminho mais lindo e o caminho certo“, afirmou Seliminha.

Leia também: Com enredo sobre Laíla, Beija-Flor homenageia figuras históricas da escola em ensaio neste sábado (22)

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Formada em Jornalismo em 2021, atualmente trabalha como Editora no jornal Notícia Preta, onde começou como colaboradora voluntária em 2022. Carioca da gema, criada no interior do Rio, acredita em uma comunicação acessível e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top