Ministério da Saúde amplia vacinação contra a gripe para pessoas com mais de 6 meses de idade

NOTICIA-PRETA-VACINACAO.webp

O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (01), que a vacinação contra a gripe foi ampliada para  todas as pessoas com mais de 6 meses de idade. A medida foi tomada para conter os números de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) que segundo o Boletim Infogripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), registrou um aumento em crianças de até dois anos de idade.

Acesse nosso Grupo de WhatsApp clicando aqui.

Segundo a pasta, os estados e municípios têm autonomia para definir os públicos alvos nesta nova fase da campanha, de acordo com seus estoques de vacina. Porém, destaca a importância de priorizar a proteção dos grupos mais vulneráveis, como gestantes, puérperas, idosos, crianças menores de cinco anos e pessoas com comorbidades ou condições clínicas especiais.

Vacinação para pessoas com mais de 6 meses de idade acontece em todas as Regiões do país, exceto a Região Norte /Foto: Marcelo Camargo – Agência Brasil

Desde o início da campanha nacional, que começou em março deste ano, até 21 de abril, apenas 22% do público-alvo foi vacinado contra a gripe, conforme levantamento realizado e divulgado pelo ministério. A ministra que comanda a pasta, Nísia Trindade, destacou a importância da medida. “A vacinação é essencial para proteger a saúde da população e evitar a propagação, especialmente durante as estações mais frias, quando a incidência da gripe tende a aumentar”.

O ministério também afirma que “a vacinação é uma das ferramentas mais eficazes para evitar surtos e garantir a saúde da população durante as estações do outono e inverno“.

Mas a nova fase da campanha não se aplica a Região Norte, que começou a campanha mais cedo que as demais regiões, em novembro de 2023. 

Leia também: Brasil registra mais de 4 milhões de possíveis casos de dengue, segundo Ministério da Saúde

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Formada em Jornalismo em 2021, atualmente trabalha como Editora no jornal Notícia Preta, onde começou como colaboradora voluntária em 2022. Carioca da gema, criada no interior do Rio, acredita em uma comunicação acessível e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top