A Unimed de São José do Rio Preto (SP) realizou uma festa, na última sexta feira (6), e a operadora de planos de saúde usou o tema favela como cenário. No evento, um homem negro servia o famoso “churrasquinho na laje” e os convidados gravaram vídeos que foram postados nas redes sociais.
Em seu perfil no Facebook, a deputada federal Sâmia Bomfim (Psol) se revoltou com a atitude da cooperativa e disparou. “ABSURDO! Foi com grande revolta que tomamos conhecimento que, na noite desta sexta-feira (6), em São José do Rio Preto, a empresa Unimed promoveu uma luxuosa festa com temática de deboche à vida nas favelas e nas periferias. Como mostra o vídeo, o cenário reproduziu a vida de milhões de brasileiros, vítimas da imensa desigualdade social no nosso país, que é um dos mais injustos do mundo”, indignou a parlamentar que continuou. “É revoltante que as pessoas não tenham o mínimo de bom senso e empatia ao fazer da vida da maioria da população motivo para chacota. Mais triste ainda é saber que boa parte dos convidados desconhece ou ignora as mazelas de um Brasil que trata tão mal o povo trabalhador”, finalizou.
Na gravação, a convidada ressalta, inclusive, os chamados “gatos” de energia elétrica e reprodução de comércios locais.
Por meio de nota, a assessoria da Unimed em São José do Rio Preto (SP) afirmou que a intenção foi “despertar uma reflexão crítica a partir da representação de um mundo aparentemente sem sentido”.