Paraenses e turistas movimentam o Ver-o-Peso em busca do famoso banho de cheiro da virada

IMG_0764.jpg

As tradições e superstições de réveillon são práticas repetidas a cada ano por muitas pessoas em várias regiões do Brasil. Tudo para que, a partir de 1º de janeiro, a sorte esteja sempre ao lado. As superstições para a virada de final de ano não são esquecidas em Belém, nesta época do ano, muitas pessoas estão indo ao Ver-o-Peso à procura das ervas para o tradicional banho de cheiro.

Na última quinta-feira (28), paraenses e turistas lotaram a maior feira ao ar livre da América Latina em busca de simpatias que prometem atrair boas energias para o próximo ano. No mercado do Ver-o-Peso, os produtos mais vendidos são as ervas que prometem trazer sorte, principalmente na hora da virada para 2024.

 Ver-o-Peso é a maior feira a céu aberto da América Latina – Foto: Agência Belém/ Oswaldo forte.

Aliás, as plantas que prometem afastar o azar, trazer amor e dinheiro são as mais procuradas na capital do Pará. De acordo com as crenças paraense, para fazer o banho, as plantas são amassadas e misturadas com água e essências para se tornar o banho de cheiro.  Além disso, são usadas pelo menos 15 ervas para o banho ficar especial e realmente funcionar.

Na feira, as vendedoras de ervas preparam uma mistura em uma única garrafa que é voltada para atrair todas as boas energias que as pessoas procuram. Em entrevista à TV Liberal Belém, uma das comerciantes, Dona Maria Iracilda, que trabalha como erveira há mais de 45 anos, pontua alguns dos benefícios do banho. 

“Isso daqui já leva chama, abre caminho, que é para abrir os caminhos da felicidade, o vence tudo, o manjericão, oriza, a pataqueira, chega-te a mim, vinde de cá, priprioca, patchouli. Todas as ervas são para trazer coisas boas. Ele atrai dinheiro, amor, saúde. Principalmente quem trabalha com ramo de comércio e dinheiro. Se quer lucro de venda, pode jogar da porta da frente para dentro. Que é para entrar dinheiro. Se você trabalha fora, você toma o seu banho e sai”, afirma Maria.

Além do mais, ela ainda acrescenta que “primeiramente você toma a limpeza, que é o descarrego para tirar todas as coisas negativas. Toma hoje, depois toma o banho normal, depois mistura na água e jogue do pescoço para baixo. Deixa ficar três minutos no corpo, depois joga na água e se enxugue. Vista a sua roupa e dê uma voltinha pela rua, para deixar fora tudo de ruim”, explica.

Leia também: Ludhymila Bruzzi regerá a virada do ano no Rio de Janeiro

Aline Rocha

Aline Rocha

Aline Rocha é Graduada em Licenciatura em Linguagens e Códigos- Língua Portuguesa, pela Universidade Federal do Maranhão. Pós-Graduada em Linguagens, Suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí. É integrante do grupo de pesquisas: GEPEFop LAPESB- Laboratório de pesquisa Pierre Bourdieu: Análise sobre a prática pedagógica.Atuou como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), na qual ministrou aulas de Língua Portuguesa nas turmas do 6º ano e 9º ano, tanto na modalidade regular como na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Entre 2018 a 2020. Atuou como bolsista Capes no Programa Residência Pedagógica, em que ministrou aulas de Língua Portuguesa nas turmas do 9º ano, 1º ano e 3º ano do Ensino Médio, entre 2020 a 2022. Atuou como monitora voluntária na disciplina de Linguística Textual, na turma 2018, do curso de Linguagens e Códigos-Língua portuguesa, na Universidade Federal do Maranhão. Atualmente é Professora da Educação Básica e pesquisadora Antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top