Um torcedor invadiu o campo na tarde desta segunda-feira (28), com a bandeira do movimento LGBTQIAP+, durante o jogo Portugal e Uruguai, partida válida pela segunda rodada do grupo H da Copa do Mundo Fifa 2022, no Catar.
O torcedor entrou correndo pelo gramado, foi seguido e detido por seguranças do estádio. Além disso, o homem, que ainda não foi identificado, levava mensagem de apoio à Ucrânia e às mulheres iranianas. Na parte de trás da camiseta estava a frase “respeito pelas mulheres iranianas”, enquanto a parte da frente dizia “salvem a Ucrânia”.
No Catar, país sede da Copa do Mundo 2022, a homossexualidade é considerada crime. O código Penal de 2004 prevê uma pena de até sete anos de prisão. Tanto homens quanto mulheres são criminalizados com esta lei.
O país e a Fifa, organizadora do evento, vêm sendo criticados pela postura durante a competição, principalmente depois que a entidade máxima do futebol proibiu os capitães de usarem a braçadeira com os dizeres “One Love”, em apoio às causas da comunidade LGBTQIAP+.
Durante os dois jogos da seleção alemã nesta edição da Copa do Mundo, contra Japão e Espanha, todos os jogadores taparam a boca durante a foto oficial, em protesto contra as especificações da Fifa e do governo local.
0 Replies to “Torcedor invade campo com bandeira LGBTQUIAP+ no Catar”