Um torcedor do Botafogo foi flagrado fazendo gestos racistas em direção à torcida do Palmeiras durante a partida entre as equipes nesta quarta-feira (15), no Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pela Libertadores. A cena foi capturada pelo jornalista Tossiro Neto, em um momento de troca de provocações entre as torcidas.
O clube alvinegro emitiu uma nota nas redes sociais, repudiando o caso. “O Botafogo está trabalhando para identificar o torcedor responsável pelos atos racistas cometidos na partida de hoje, no Nilton Santos, e acionará as autoridades competentes para que sejam tomadas as medidas legais cabíveis. Racismo é crime. O Clube reafirma seu compromisso no combate a todas as formas de preconceito.”
Agora, o clube irá encaminhar as imagens e a identidade para a Polícia Civil. O alvinegro não pretende divulgar o nome, já que as autoridades policiais precisarão confirmar as informações, mas o torcedor pode sofrer algum tipo de sanção do clube, além das consequências judiciais.
Leia também: Mais de 40% dos profissionais negros do futebol brasileiro afirmam que já sofreram racismo, diz pesquisa
Dentro de campo, o alvinegro venceu o duelo por 2 a 1. Agora, no jogo da volta, o Botafogo precisa apenas de um empate para avançar às quartas de final da competição. A partida acontecerá na próxima quarta-feira, às 21h30.
Essa não seria a primeira vez que torcida do Palmeiras sofre com gesto racista na arquibancada. Em abril, numa partida disputada na Copa libertadores na Argentina, entre Palmeiras e San Lorenzo, uma torcedora do time argentino foi flagrada imitando um macaco em direção à torcida alviverde.