O vereador Flávio dos Santos (PSC), usou a tribuna da Câmara Municipal de Belo Horizonte para, segundo ele, homenagear a Abolição da Escravidão, na tarde da última quarta feira (13). Durante sua fala, Santos cumprimentou e parabenizou “aqueles que se dizem negros” e ao falar sobre a data em si e importância dela, disse que no Brasil “temos muitos brancos com coração negro de maldade e muito negro com coração branco de felicidade, de amor para com o próximo”. A fala, considerada racista, não foi questionada por nenhum outro político durante a reunião. Após o término da reunião, alguns vereadores amenizaram a fala do colega e disseram que Santos “se manifestou de forma errada”.
Resposta
No final da noite, o vereador divulgou um vídeo pedindo desculpas “a quem ele pode ter ofendido ou não entendeu [a mensagem]”. Peço humildemente desculpas a quem tenha se sentido ofendido. A escravidão talvez seja o que de pior já produziu a humanidade, e as suas consequências permanecem até hoje em nossa sociedade. Parabéns a vocês que não me entenderam e parabéns àqueles que me entenderam, Peço desculpas àqueles que não me entenderam, a minha missão é ser humilde, ser paciente, colocar as coisas em seus devidos locais”
Pedidos de desculpas recorrentes
Não é a primeira vez que alguma autoridade política ou artista comete atos racistas, pede desculpas e nada é feito. No final de março deste ano, o jornalista e consultor de imagens, Rodrigo Branco, ofendeu a jornalista e apresentadora global, Maju Coutinho, e a ex-BBB Thelma Assis. “Todo mundo tá(sic) votando nela por que ela é negra coitada”, disse sobre a médica do Reality.
0 Replies to ““Tem muito branco com coração negro de maldade”, diz Vereador de Belo Horizonte sobre Abolição”