Um estudo, realizado pela OCDE em 2025, ajuda a mensurar o impacto da GenX no circuito profissional. Segundo o relatório, as taxas de emprego entre os países-membros da organização cresceu em 9,3%, para profissionais entre 45 à 64 anos. O reconhecimento das marcas perante às qualidades da Geração X é o que destacou os profissionais 50+ na setorização do mercado de trabalho, ocupando cargos sênior em diretorias e conselhos estratégicos das corporações.
É a partir deste intercâmbio cultural que a Diretora de Publicidade na Prefeitura Municipal de Salvador (PMS), Lília Lopes, 51, articula equipes plurais e coordena estratégias do órgão público junto às agências. Somando mais de três décadas de experiência, a profissional sênior é reconhecida pelas atuações na ATG Comunicação, USINA Digital, CasaDigital, Grupo Propeg, Morya Brasil e Ideia 3 Comunicação, atuando também na coordenação estratégica das campanhas digitais de Paulo Souto e ACM Neto.

“A mística em torno dos profissionais 50+ passou à ganhar mais valor, com o decorrer dos anos. Hoje em dia, a GenX já possui a maior renda dos Estados Unidos e será líder global em gastos até 2033, segundo a IPSOS e a NielsenIQ. Esses avanços não são pontuais, mas demonstram o nosso protagonismo mundo afora, seja na transformação dos modelos de consumo, ‘tecnologização’, redes sociais ou liderança profissional“, conta.
“A instabilidade em integrantes mais novos, sejam da GenZ ou millennials, também fez com que esses talentos buscassem a lapidação por profissionais mais experientes da cena, preparando-os para o mercado”, acrescenta.
O protagonismo da GenX em diretorias e cargos de CEO
Somando mais de 1,4 bilhão de membros da Geração X, o estudo ‘The X Factor’, publicado pela NielsenIQ em 2025, mostra que os adultos de meia-idade são os atuais líderes globais – no auge das carreiras. O alto nível de escolaridade contribuiu para o entendimento acerca da revolução digital, aderindo ao fenômeno das compras omnicanal e das inteligências artificiais desde cedo.
“Estamos diante de uma geração que alia experiência, estabilidade emocional e visão estratégica. A GenX cresceu com as mudanças mais profundas do século e aprendeu a se adaptar sem perder a profundidade analítica. Somos considerados pioneiros digitais e não apenas parte das transformações, mas condutores delas, com papel fundamental na construção de ambientes mais equilibrados, produtivos, maduros e, logicamente, inovadores dentro das organizações”.
Prestes à completar cinco anos como Diretora de Publicidade na PMS, Lília explica que essa maturidade profissional é essencial para lidar com eventuais burocracias, seja no serviço público ou em grandes empresas, levando equilíbrio, presteza e leveza. Apesar do preconceito ligado aos profissionais de meia-idade, a sênior coloca em evidência a modernização e gestão estratégica de equipes como “diferenciais 50+”, conquista adquirida através de anos atenta às mudanças no mercado de trabalho.
Leia também: Minha estranha loucura, livro sobre amor LGBTQIAPN+, ganha lançamento em São Paulo
“Integrar diferentes gerações é entender que cada uma entrega valor de forma distinta. Enquanto os mais jovens possuem o ritmo acelerado, os mais experientes possuem a cadência estratégica. É assim que funciona na PMS. O segredo está em ouvir, ajustar o compasso e seguir juntos na mesma direção”, conclui Lília, que contabiliza atuação nas regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.









