Spike Lee receberá título de cidadão do estado do Rio de Janeiro

18F73333-ED2E-49CB-B536-722AA2880870.png

O cineasta norte-americano Spike Lee, se tornará cidadão do estado do Rio de Janeiro. Isso de acordo com o projeto de resolução 1.160/24, de autoria da deputada Dani Balbi (PCdoB), aprovado na Assembleia legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ) na ultima terça-feira (06).

Spike tem começou sua carreira na década de 80, e sua trajetória conta com trabalhos conhecidos por abordar temas como racismo, violência urbana, e desigualdade social, além da política estadunidense, focando no protagonismo negro. A parlamentar pede que o cineasta venha ao Brasil para receber a condecoração.

Spike Lee no Brasil /Foto: Instagram/Spike Lee

O diretor já visitou o Brasil em outras oportunidades, a primeira vez no Rio de Janeiro, foi em 1995, quando foi responsável pela direção do clip da musica “They Don’t Care About Us”, do cantor Michael Jackson, que foi gravado no Morro da Santa Marta, Zona Sul do Rio.

Lee visitaria as terras brasileiras novamente em 2014, quando dirigiu o documentário “Go Brazil Go!” contando com participação de Dilma Rousseff (PT), Lula (PT) Gilberto Gil, entre outras personalidades. Outros trabalhos de destaque, também contaram com a assinatura do cineasta de 68 anos. Títulos como “Malcom X” (1992) e “Infiltrado na Klan” (2018) marcaram sua carreira.

A parlamentar celebrou o feito nas redes sociais e exaltou características marcantes da carreira do cineasta.“Esse reconhecimento é mais do que merecido. Ao longo de sua carreira, Spike Lee nos instiga a refletir sobre racismo e justiça social com coragem e sensibilidade, em obras marcantes como ‘Do the Right Thing’ e ‘Jungle Fever’”, escreveu Balbi em um trecho da postagem.

Leia também: UFRN revoga títulos de ‘Doutor Honoris Causa’ concedidos a presidentes da ditadura militar

Erick Braga

Erick Braga

Formado em jornalismo no ano de 2023 pela Universidade São Judas Tadeu,criado no interior da Bahia e residindo desde 2012 em São Paulo, acredita no jornalismo profissional como ferramenta de transformação social e combate a desinformação.

Deixe uma resposta

scroll to top