ONU diz que 2022 foi o ano mais mortal para a Somália desde 2017
ONU diz que 2022 foi o ano mais mortal para a Somália desde 2017
Fonte: AFP
O secretário-geral da ONU, António Guterres, disse nesta quarta-feira (22) que 2022 foi o ano mais mortal para civis na Somália desde 2017, em grande parte devido a um aumento nos ataques pelo grupo jihadista Al Shebab.
“Os contínuos ataques de Al Shebab, que resultaram em violações dos direitos humanos, violência sexual relacionada ao conflito e um forte aumento de vítimas civis, são alarmantes”, ressaltou Guterres em um relatório ao Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Segundo Guterres, do final de agosto de 2022 ao início de fevereiro, a missão da ONU na Somália registou um aumento de 153% no número de vítimas civis, que totalizaram 1.059, incluindo 382 mortes, a maioria atribuídas ao Al Shebab.
O país localizado no Chifre da África, que também enfrenta uma seca terrível, sofreu um aumento nos ataques enquanto as forças do governo e milícias aliadas travam uma guerra “total” contra militantes islâmicos ligados à Al Qaeda.
ONU diz que 2022 foi o ano mais mortal para a Somália desde 2017
“O aumento de baixas torna 2022 o ano mais mortal para civis na Somália desde 2017”, afirmou Guterres.
Nos últimos meses, o exército somali e as milícias de clãs locais recapturaram partes do território de Al Shebab em uma operação apoiada por ataques aéreos dos Estados Unidos e uma força da União Africana.
Mas o grupo jihadista, que trava uma luta sangrenta contra o frágil governo central há cerca de 15 anos, ainda controla as áreas rurais e segue lançando numerosos ataques de retaliação.
Fonte: AFP Prender Vladimir Putin seria uma declaração de guerra à Rússia, afirmou o presidente sul-africano Cyril Ramaphosa em um documento publicado nesta terça-feira(18), em pleno debate nacional sobre a…
Fonte: Reuters A Etiópia, uma das economias que mais crescem na África, pediu para entrar no bloco Brics de mercados emergentes, informou o Ministério das Relações Exteriores do país nesta quinta-feira…
Fonte: AFP A polícia antidrogas do Peru apreendeu 58 quilos de cocaína que seriam enviados para a Bélgica de um porto do norte do país em pacotes embalados com o…
Na noite da última quarta-feira (30), durante a turnê do rapper 50 Cent na Crypto.com Arena de Los Angeles (EUA), o astro se irritou com algumas falhas técnicas que aconteceram…
Cartum, capital do Sudão, foi sacudida por várias explosões e disparos na noite deste sábado (15), após um dia de confrontos nas ruas, ataques aéreos e ameaças mútuas entre os…
Uma ugandesa de 70 anos deu à luz a um casal de gêmeos após engravidar por meio de tratamento de fertilização in vitro. Na quarta-feira (29/11), Safina Namukwaya se tornou…
Fonte: AFP As crianças da África são excepcionalmente vulneráveis à mudança climática e “lamentavelmente” ignoradas pelas autoridades responsáveis por financiar o combate ao aquecimento global, afirmou a ONU nesta sexta-feira (1º).…
Os governos de Argentina, México, Colômbia e Chile condenaram neste domingo (08), separadamente, o ataque de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro às sedes dos Três Poderes em Brasília. Os apoiadores…
O governo de Honduras anunciou que suspenderá alguns direitos constitucionais em áreas de duas das principais cidades controladas por grupos criminosos. O anúncio foi feito no último sábado (03). Os…
No último domingo (20), o jornal alemão “Bild” criticou a postagem do jogador brasileiro Neymar Jr. em que ele publicou a imagem do seu short com uma sexta estrela, em…