ONU diz que 2022 foi o ano mais mortal para a Somália desde 2017
ONU diz que 2022 foi o ano mais mortal para a Somália desde 2017
Fonte: AFP
O secretário-geral da ONU, António Guterres, disse nesta quarta-feira (22) que 2022 foi o ano mais mortal para civis na Somália desde 2017, em grande parte devido a um aumento nos ataques pelo grupo jihadista Al Shebab.
“Os contínuos ataques de Al Shebab, que resultaram em violações dos direitos humanos, violência sexual relacionada ao conflito e um forte aumento de vítimas civis, são alarmantes”, ressaltou Guterres em um relatório ao Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Segundo Guterres, do final de agosto de 2022 ao início de fevereiro, a missão da ONU na Somália registou um aumento de 153% no número de vítimas civis, que totalizaram 1.059, incluindo 382 mortes, a maioria atribuídas ao Al Shebab.
O país localizado no Chifre da África, que também enfrenta uma seca terrível, sofreu um aumento nos ataques enquanto as forças do governo e milícias aliadas travam uma guerra “total” contra militantes islâmicos ligados à Al Qaeda.
Nesta segunda-feira (04), o Parlamento da França aprovou a inclusão do direito ao aborto em sua Constituição. Assim, sendo o primeiro país no mundo a garantir tal direito constitucionalmente. O presidente…
A Alemanha devolveu à Nigéria mais de 20 objetos retirados do território do país na época da colonização britânica. A ação foi realizada após pressão de governos e da sociedade civil, em um movimento…
Dez estudantes do ensino médio foram sequestrados na esta semana no estado de Kaduna, no noroeste da Nigéria, palco de outros sequestros em massa de estudantes, disseram as autoridades nesta…
FONTE: RTP O Papa Francisco chegou esta sexta-feira a Marselha, para uma visita de dois dias, dedicada ao desafio da migração e ao drama dos naufrágios no Mediterrâneo. “A migração…
O diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, entregou o certificado de país livre da malária, para Cabo Verde. A cerimônia aconteceu na última sexta-feira (12), na Assembleia Nacional, na cidade da…
O governo de Javier Milei tem sido acusado na Argentina de não distribuir alimentos para os restaurantes populares (conhecidos como comedores) deixando os produtos chegarem próximo à data de vencimento.…
Uma professora do ensino fundamental foi suspensa por simular um “leilão de escravizados” em uma sala de aula em Massachusetts, Estados Unidos (EUA). O superintendente das escolas locais, Gregory Martineau…
Pensando em combater a repressão à leitura, a Rupaul vai usar um ônibus arco-íris para distribuir cerca de 10 mil livros que foram banidos nos Estados Unidos (EUA). O ator,…
Ministério do Interior divulgou nesta segunda-feira (11) que números de mortos chegou a mais de 2.800 após terremoto nos arredores de Marrakech, Marrocos. O terremoto ocorreu na última sexta-feira (08),…
Fonte: Reuters O Twitter demitiu 50% de seus funcionários, disse o chefe de segurança e integridade da empresa na sexta-feira em um tuíte, dizendo que os recursos de moderação de…