ONU diz que 2022 foi o ano mais mortal para a Somália desde 2017
ONU diz que 2022 foi o ano mais mortal para a Somália desde 2017
Fonte: AFP
O secretário-geral da ONU, António Guterres, disse nesta quarta-feira (22) que 2022 foi o ano mais mortal para civis na Somália desde 2017, em grande parte devido a um aumento nos ataques pelo grupo jihadista Al Shebab.
“Os contínuos ataques de Al Shebab, que resultaram em violações dos direitos humanos, violência sexual relacionada ao conflito e um forte aumento de vítimas civis, são alarmantes”, ressaltou Guterres em um relatório ao Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Segundo Guterres, do final de agosto de 2022 ao início de fevereiro, a missão da ONU na Somália registou um aumento de 153% no número de vítimas civis, que totalizaram 1.059, incluindo 382 mortes, a maioria atribuídas ao Al Shebab.
O país localizado no Chifre da África, que também enfrenta uma seca terrível, sofreu um aumento nos ataques enquanto as forças do governo e milícias aliadas travam uma guerra “total” contra militantes islâmicos ligados à Al Qaeda.
ONU diz que 2022 foi o ano mais mortal para a Somália desde 2017
“O aumento de baixas torna 2022 o ano mais mortal para civis na Somália desde 2017”, afirmou Guterres.
Nos últimos meses, o exército somali e as milícias de clãs locais recapturaram partes do território de Al Shebab em uma operação apoiada por ataques aéreos dos Estados Unidos e uma força da União Africana.
Mas o grupo jihadista, que trava uma luta sangrenta contra o frágil governo central há cerca de 15 anos, ainda controla as áreas rurais e segue lançando numerosos ataques de retaliação.
A polícia de Ludlow, Kentucky, nos Estados Unidos, abriu uma investigação sobre panfletos que teriam sidos distribuídos pela Ku Klux Klan (KKK) na região. O panfleto traz a mensagem: “Leave…
Fonte: AFP Os Emirados Árabes Unidos prometeram, nesta terça-feira (05), investimentos de 4,5 bilhões de dólares (22,1 bilhões de reais na cotação atual) em energias limpas na África, durante a primeira…
Khoury Booze recebeu U$10 mil por não ter se atrasado e nem faltado nenhum dia de trabalho em 2021. Ele trabalha no restaurante Kentucky Fried Chicken (KFC) da Geórgia desde…
De acordo com o relatório anual elaborado pelo Conselho Norueguês para os Refugiados (NRC), o continente africano concentra 9 das 10 crises de deslocamento mais negligenciadas do mundo, em 2023.…
WASHINGTON (Reuters) – Os Estados Unidos estão se preparando para enviar um grande número de tropas adicionais para sua base em Djibuti no caso de uma eventual retirada de cidadãos…
Fonte: AFP Em uma ação histórica, o Ministério Público do Quênia acusou nesta sexta-feira (28) policiais de seu país de “crimes contra a humanidade” cometidos durante a repressão às manifestações…
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que vai impor uma tarifa de 100% para todos os filmes produzidos fora do país. A decisão, publicada nesta segunda-feira (30) em…
FONTE: RTP O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, renunciou ao cargo nesta terça-feira, poucas horas depois de promotores terem detido seu chefe de gabinete em uma investigação sobre suposta corrupção na…
O Catar proibiu a venda de bebidas alcoólicas nos estádios do país que sedia a Copa do Mundo. A medida foi divulgada nesta sexta-feira (18), dois dias antes do evento…
Morreu na última quarta feira (19), em Portugal, o músico, cantor, Américo Gomes, uma das figuras mais importante da música guineense. Ele foi encontrado morto em sua residência em Lisboa,…