O solo de Shirley Britto, “TODAS POR UMA”, relata sobre a memória da atriz e mulher negra em um momento de retrocesso político. Em seu olhar para as ruas, para as mulheres, para os afetos e as despedidas. Com Direção de Márcia Do Valle, texto de dramaturgia de Rosyane Trotta. Em cartaz até 16 de dezembro, de sexta a segunda às 20h, na Casa Escola Benjamim.
Neste solo a atriz, circense e palhaça, desta vez está sem a máscara do nariz, mas com a comicidade e o malabarismo na veia, que transitará pelas várias partes que a compõem.
A montagem tem interação com público, como se cada um fosse o protagonista de suas histórias de família, de vizinhas, de companheiras de ativismo nas ruas, parceiras de trabalho, amantes e personagens excêntricos que transitam na atualidade e na memória esquizofrênica de quem tem medo, mas também tem muita coragem de enfrentar até o fim – a atriz revela angústias, revoltas e paixões que nos habitam nesses tempos de retrocessos.
O espetáculo teatral proposto reúne oito mulheres, que se destacam em sua área de atuação, para compor uma cena plural. “Cada uma de nós, mulheres da vida criadora de “TODAS POR UMA”, deposita nesse processo um pouco da sua gana de ser brasileira diante da experiência de destruição, de pulverização, de separação e de, ainda, potência de mudança”, destaca Shirley.
A direção de produção de Damiana Inês, iluminação de Fernanda Mantovani, figurino de Joana Seibel, cenário de Mina Quental e direção de movimento de Maria Angélica Gomes que se juntam ao Teatro de Anônimo para celebrar a crise.
Shirley Britto – Faz parte do grupo Teatro de Anônimo desde 1991. O grupo, fundado em 1986, estrutura sua prática através da montagem e apresentação de espetáculos, da qualificação profissional de outros atores sociais, além do aperfeiçoamento de técnicas e modelos autênticos de gestão e administração coletiva, baseada na solidariedade, criatividade e cooperação. Seu trabalho se caracteriza pela busca de uma parceria cidadã com a sociedade civil, extrapolando a ideia de comunidade delimitada por um espaço físico, para alcançar o conceito de comunidade que se liga por um sentimento de pertencimento, necessidade de identidade, de troca no campo do trabalho, do lazer, das afetividades, criando assim, territórios flutuantes que se movimentam de acordo com a necessidade de se manterem vivos e produzindo singularidades e bens materiais. No repertório, oito espetáculos, diversos números de pesquisa técnica e artística e oficinas. Com dezoito premiações, participa regularmente de festivais dentro e fora do país.
Dentre as diversas formas com que o grupo intervém no cenário cultural nacional e internacional, se destaca a realização, desde 1996, do Encontro Internacional de Palhaços Anjos do Picadeiro – evento que figura entre os maiores do gênero no mundo.
Em 2010 o grupo tornou-se Ponto de Cultura, responsável pela realização de um programa de oficinas de especialização de cerca de 80 artistas na área de comicidade, acrobacia aérea e gestão.
FICHA TÉCNICA
Dramaturgia: Shirley Britto e Rosyane Trotta
Direção: Marcia do Valle
Atriz: Shirley Britto
Direção de movimento: Maria Angélica Gomes
Ensaiador e aderecista: Fábio Freitas
Cenografia: Mina Quental
Iluminação: Fernanda Mantovani
Figurino: Joana Seibel
Preparação vocal: Letícia Carvalho
Assistente de figurino: Flavia Berton
Identidade visual e fotos: Thiago Sacramento
Vídeo: Liliana Mont Serrat e Paula Sancier
Assistente de produção: Renata Frignani
Produção Executiva: Mariana Pantaleão
Mídia sociais: Ivam Cruz
Assistente de montagem: Maurício Peixoto
Assessoria de imprensa: Monteiro Assessoria
Direção de produção: Damiana Inês
Idealização: Shirley Britto
Serviço:
TODAS POR UMA
LOCAL: Casa Escola Benjamim – Rua: Benjamin Constant, 120 – Glória (A Casa abrirá sempre, às 19h.)
DATA: 15/11 a 16/12/2019 – Sexta a segunda-feira – Às 20h
DURAÇÃO: 60 minutos
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 12 anos
INGRESSO: Inteira: R$ 40,00 / Meia entrada: R$ 20,00 *Aceita cartão de débito.