Nesta terça-feira (11) Solimar Carneiro, a fundadora e diretora de Geledés Instituto da Mulher Negra, morreu aos 66 anos. A informação foi dada pelo instituto, que em nota, lamentou profundamente o falecimento da ativista. “Faz sua passagem para o Orun”, escreveu o perfil oficial, sem divulgar a causa da morte.
“A morte de Solimar Carneiro é uma perda irreparável para o movimento negro e o movimento de mulheres negras. Geledés Instituto da Mulher Negra e todos aqueles que tiveram o privilégio de trabalhar ao lado de Solimar Carneiro expressam profundo carinho por todos os momentos memoráveis que passaram com essa grande líder”, também declarou Geledés.
Solimar foi diretora de Geledés por dois mandatos, entre 2003 e 2009, e se dedicou a projetos de inserção de pessoas negras no mercado de trabalho, além de ter coordenado o Projeto Grio e o Projeto Rappers, que foram iniciativas desenvolvidas para consolidar o Hip Hop como manifestação cultural.
Nas redes sociais ativistas do movimento negro também lamentaram o falecimento de Solimar. A escritora e linguista Conceição Evaristo, deixou uma mensagem se solidarizando com a filósofa, escritora e ativista do movimento negro Sueli Carneiro, irmã de Solimar. “Nem sei o que dizer para Sueli Carneiro. Diante da morte as palavras ficam mudas. Se eu pudesse iria para São Paulo. Irmã, receba o meu abraço”.
A Deputada Estadual Benedita da Silva também se manifestou no Twitter. “Perdemos um grande irmã, uma mulher incrível e que esteve ao nosso lado em tantas lutas. Seu legado jamais será esquecido, Solimar! Que Deus conforte o coração da família”, escreveu.
Já Jurema Werneck, ativista, médica, co-fundadora da organização não governamental Crioula e Diretora-Executiva da Anistia Internacional no Brasil, também deixou uma mensagem em solidariedade. “Triste demais! A generosidade e o sorriso de Solimar já estão fazendo falta! A todas as guerreiras de Geledés @carneiro956 @nilzairaci e a toda família Carneiro o meu abraço”, escreveu.
De acordo com o Instituto, o velório será realizado nesta quarta-feira (12) a partir das 12h, no Cemitério Memorial Parque Paulista, localizado em Embu das Artes – SP. O sepultamento será realizado às 15h no mesmo local.
Leia também: Expo Favela Innovation Rio 2023 terá Arena Universitária