De 6 a 11 de agosto, o Sesc Vila Mariana recebe a 15ª Mostra Internacional do Cinema Negro. Com curadoria deCelso Luiz Prudente, a programação será composta por exibições de curtas e longas de diferentes enfoques narrativos, mas que possuem uma característica em comum: o protagonismo negro. Além dos filmes, haverá duas mesas nas quais os participantes irão debater sobre a formação da imagem do negro no meio audiovisual. O evento é gratuito, sendo necessário apenas a retirada de ingressos 1h antes de cada atividade.
A Mostra Internacional de Cinema Negro vai para sua 15ª edição consecutiva, segundo o curador, a mostra se dedica a questionar os padrões impostos no meio audiovisual, os quais muitas vezes deturpam a imagem do negro, colocando-o em uma posição passiva à imagem construída por um outro, o homem branco.
Destacam-se entre os longas a produção de Glauber Rocha, “Barravento”, o filme mostra Firmino (Antônio Pitanga) voltando à aldeia que foi criado, lá sente atração por Cota (Luíza Maranhão), ao mesmo tempo em que não consegue esquecer sua antiga paixão, Naína (Lucy Carvalho), que, por sua vez, gosta de Aruã (Aldo Teixeira). Firmino encomenda um despacho contra Aruã, que não é atingido. O alvo termina sendo a própria aldeia, que passa a ser impedida de pescar. Em “Compasso de Espera”, longa do diretor Antunes Filho, narra as várias lutas contra o preconceito racial enfrentadas por Jorge, um típico herói brasileiro que combate no dia a dia os resquícios deixados por uma sociedade escravocrata. Entre os curtas sobressai “Questão de justiça”, de Celso Luiz Prudente, enredo fictício sobre o problema fundiário, observando aspectos do Quilombo dos Seringueiros.
Sinopse dos longas, curtas e os horários das mesas: http://bit.ly/31ltJY7
Serviço:
15º Mostra Internacional de Cinema NegroCuradoria de Celso Luiz Prudente
De 6 a 11 de agosto, terça a domingo.
Local: Auditório
Não recomendado para menores de 12 anos
Grátis – Retirada de ingressos 1h antes das atividades