Sesc RJ oferece formação gratuita para mulheres negras roteiristas do estado

Argumenta-2023_Divulgacao-Sesc-RJ-2-1.jpg

O Argumenta, programa de formação audiovisual gratuito do Sesc RJ, abriu as inscrições para a 1ª edição do Laboratório de Desenvolvimento de Roteiros de Curtas-metragens para mulheres negras do estado do Rio de Janeiro. O curso híbrido, com encontros online e presenciais no Sesc Tijuca, vão acontecer em outubro. As inscrições, que antes deviam ser feitas até esta segunda-feira (03), pelo site do programa, foram prorrogadas até o dia 11 deste mês.

Acesse nosso Grupo de WhatsApp clicando aqui.

São oferecidas 6 vagas. Podem se inscrever roteiristas maiores de 18 anos estreantes ou não estreantes, desde que não tenham lançado qualquer longa-metragem de ficção produzido na função de roteirista e/ou direção, até a data da inscrição, e que tenham proposta desenvolver um projeto original de curta-metragem de ficção. Os roteiros selecionados vão receber a consultoria de profissionais experientes do mercado. 

Se inscreva aqui: sescargumenta.com.br

As inscrições gratuitas vão até o dia 3 de junho /Foto: Divulgação

O roteiro deve ter de 5 a 20 páginas. O texto deve ser encaminhado em PDF e não pode conter nome ou quaisquer dados que possam identificar a sua autoria. O roteiro deverá ser enviado com capa contendo apenas o título original. Veja outros detalhes no regulamento disponível no site do Argumenta.

Os nomes das selecionadas serão divulgados no dia 8 de agosto. As atividades do laboratório vão acontecer nos dias 12 e 13 de outubro, no Sesc Tijuca (Barão de Mesquita, 539 – Tijuca, Rio de Janeiro) e nos dias 11 e 25 de outubro em ambiente virtual. O Sesc RJ oferecerá gratuitamente às pessoas selecionadas hospedagem com café da manhã e transporte terrestre para o local onde serão realizadas as atividades do laboratório. As demais despesas de alimentação deverão ser custeadas pelas participantes.

“A primeira edição do laboratório de curtas do Argumenta está focado em estabelecer uma ação afirmativa porque precisamos atuar no combate à invisibilização de mulheres negras no cinema brasileiro. O Sesc RJ tem esse compromisso. Esse é mais um passo para o estímulo a políticas para a inserção desse grupo no mercado cinematográfico. As atividades serão conduzidas a partir de uma experiência imersiva, oferecendo ferramentas para o aperfeiçoamento do processo de escrita, apresentando metodologias e estruturas dramatúrgicas que contribuam com as narrativas”, conta Leandro Luz, coordenador e curador do projeto e analista de Audiovisual do Sesc RJ.

Além do laboratório de curtas, o projeto Argumenta também abriu, este mês, inscrições para o laboratório de longa-metragem para todo o país. As inscrições encerraram no último dia 15 de maio. Os resultados serão divulgados no dia 6 de agosto. As atividades acontecerão em setembro, no Sesc Alpina e no Sesc Teresópolis.

Mais sobre o Argumenta

Desde 2018, o Sesc RJ promove o Argumenta, programa que tem como objetivo contribuir com a cadeia produtiva audiovisual, qualificando e facilitando a penetração de projetos de todo o País nesse mercado. Assim, o Sesc contribui com a formação de novos agentes culturais de forma democrática, para a diversificação da oferta de conteúdo qualificado ao mercado cinematográfico.

SERVIÇO

Argumenta – 2024

Programa de Formação Audiovisual do Sesc RJ

Inscrições e regulamento: sescargumenta.com.br

Leia também: Espetáculo “Amor de Baile” celebra o movimento Black Rio dos anos 70 no Rio

Deixe uma resposta

scroll to top