Salvador (BA) enfrenta novembro mais chuvoso em mais de 60 anos; cidade está em alerta

IMAGEM_NOTICIA_9.webp

De acordo com o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec/Codesal), a capital baiana já registrou 322,3mm de chuva até esta quarta-feira (27). A estimativa histórica do mês é de 108,22mm, e por isso novembro deste ano já é o mais chuvoso em Salvador em mais de 60 anos, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Com a chuva intensa que começou desde o último final de semana, a cidade entrou em alerta máximo. Até o momento uma pessoa morreu, 3 estão feridas e uma está desaparecida. Ocorrências de deslizamentos de terra, desabamento de imóveis e queda de árvores continua chegando para a Defesa Civil.

Ocorrências de deslizamentos são apontadas em diferentes localidades da cidade /Foto: Ascom/Limpurb

Os feridos sobreviveram a um deslizamento na região entre os bairros de Saramandaia e Pernambués, na mesma região em que um jovem de 23 anos morreu, também por conta de um deslizamento.

Para evitar mais vítimas, sirenes começaram a tocar em áreas de risco da cidade. De acordo com a Prefeitura de Salvador, são 14 áreas de risco com sirenes mapeadas pela capital. Além disso, o diretor da Codesal, Sosthenes Macedo, alertou para o que fazer em caso de risco. “Afaste-se imediatamente e entre em contato pelo 199. Nossas equipes estão prontas para garantir a segurança de todos”, enfatiza.

Para os cidadãos atingidos pelas chuvas, a Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) informou que está disponibilizando equipes técnicas em Escolas Municipais pela cidade para atender essas famílias, oferecendo assistência com relação a alimentação e higiene, e também acolhimento provisório.

O Inmet também emitiu um aviso, de chuvas intensas para todo o estado da Bahia. O alerta possui grau de severidade classificado como perigo potencial.

Leia também: Abertura do Cine Terreiro em Salvador (BA) terá estreia do documentário Vozes da Fé 

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Formada em Jornalismo em 2021, atualmente trabalha como Editora no jornal Notícia Preta, onde começou como colaboradora voluntária em 2022. Carioca da gema, criada no interior do Rio, acredita em uma comunicação acessível e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top