Já se sabe que um processo comunicativo é importante para o fortalecimento de qualquer estratégia, incluindo a digital, como a semiótica, que está presente em diversos aspectos da vida. Ela é responsável por analisar objetos de estudo distintos para representar significados em fotografias, marcas, desenhos, gestos e muito mais. Mas ao mesmo tempo que ela pode ser usada para desumanizar ou estigmatizar pessoas negras, também pode ser usada para reverter essa percepção.
Busca entender como o ser humano entende a existência desses objetos, passando por todo processo analítico de relação entre o signo, o que ele representa e quais são os seus intérpretes. Sabendo que a semiótica envolve um emissor, uma mensagem e um receptor, para que se dê de forma satisfatória, é preciso oferecer clareza em todas as etapas, a fim que o objetivo da conversão seja alcançado.
Entendendo como a semiótica é usada na comunicação no dia a dia, percebendo a sutileza com que perpetua estruturas de poder desiguais, também é possível usá-la para combater essas mesmas estruturas que podem acompanhar o imaginário popular.
Quais as vantagens da semiótica?
A semiótica pode acelerar o entendimento de uma mensagem, sendo uma técnica que estimula sentimentos. Não só pelo entendimento da marca por parte dos clientes, mas também pela promoção dela por meio destes mesmos clientes.
A semiótica também pode caminhar em parceria com o marketing, tendo em vista que ela ajuda agências de comunicação a entender o seu público, também podendo fazer com que obtenha mais acessos no site, viralizar de conteúdos e auxiliar atendimentos.
Pensando na equidade de mercado e na inclusão da população negra, a Escola de Comunicação Antirracista, junto com o Grupo Carrefour Brasil, estão lançando o segundo e-book da série que vai impulsionar o conhecimento nas mais diversas áreas. Já conta com o lançamento dia 27 de Setembro, e será de Semiótica Antirracista.
Faça do estudo semiótico seu aliado e alavanque seus resultados!
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