Saiba como a semiótica pode favorecer a estratégia digital e a comunicação antirracista

pexels-zen-chung-5537541-1.jpg

Já se sabe que um processo comunicativo é importante para o fortalecimento de qualquer estratégia, incluindo a digital, como a semiótica, que está presente em diversos aspectos da vida. Ela é responsável por analisar objetos de estudo distintos para representar significados em fotografias, marcas, desenhos, gestos e muito mais. Mas ao mesmo tempo que ela pode ser usada para desumanizar ou estigmatizar pessoas negras, também pode ser usada para reverter essa percepção.

Busca entender como o ser humano entende a existência desses objetos, passando por todo processo analítico de relação entre o signo, o que ele representa e quais são os seus intérpretes. Sabendo que a semiótica envolve um emissor, uma mensagem e um receptor, para que se dê de forma satisfatória, é preciso oferecer clareza em todas as etapas, a fim que o objetivo da conversão seja alcançado.

A semiótica pode e deve ser usada como uma ferramenta antirracista /Foto: Pexels

Entendendo como a semiótica é usada na comunicação no dia a dia, percebendo a sutileza com que perpetua estruturas de poder desiguais, também é possível usá-la para combater essas mesmas estruturas que podem acompanhar o imaginário popular.

Quais as vantagens da semiótica?

A semiótica pode acelerar o entendimento de uma mensagem, sendo uma técnica que estimula sentimentos. Não só pelo entendimento da marca por parte dos clientes, mas também pela promoção dela por meio destes mesmos clientes.

A semiótica também pode caminhar em parceria com o marketing, tendo em vista que ela ajuda agências de comunicação a entender o seu público, também podendo fazer com que obtenha mais acessos no site, viralizar de conteúdos e auxiliar atendimentos.

Pensando na equidade de mercado e na inclusão da população negra, a Escola de Comunicação Antirracista, junto com o Grupo Carrefour Brasil, estão lançando o segundo e-book da série que vai impulsionar o conhecimento nas mais diversas áreas. Já conta com o lançamento dia 27 de Setembro, e será de Semiótica Antirracista.

Faça do estudo semiótico seu aliado e alavanque seus resultados!

Leia também: Escola de Comunicação Antirracista e Grupo Carrefour Brasil lançam e-book de Marketing Digital

Deixe uma resposta

scroll to top