O jogador de futebol Robinho, atualmente sem clube, escolheu uma equipe de cinco advogados para defendê-lo na ação movida pelo governo italiano que busca sua prisão no Brasil por um caso de estupro ocorrido em Milão, em 2013.
A procuração foi protocolada na manhã da última sexta-feira (10), após a presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Maria Thereza de Assis Moura, ter ordenado a citação do jogador em 23 de fevereiro.
Os advogados indicados são José Eduardo Rangel de Alckmin, José Augusto Rangel de Alckmin, Rodrigo Otávio Barbosa de Alencastro, Pedro Júnior Rosalino Braule Pinto e João Paulo Chaves de Alckmin, de acordo com o site do STJ.
Robinho e seu amigo Ricardo Falco foram condenados pelo crime na Itália em 2017, e a sentença é definitiva. O governo italiano pediu a extradição dos dois para cumprir a pena no país, mas o Brasil não extradita seus cidadãos.
Assim, os italianos solicitaram ao Ministério da Justiça a transferência da execução da pena para o Brasil, conforme previsto em um tratado entre os dois países. O pedido foi encaminhado ao STJ, que analisa a validade do processo.
O tribunal decidirá se homologa a sentença italiana para que tenha efeito no Brasil, o que poderia levar Robinho e seu amigo a cumprir pena no país. No entanto, o STJ não irá debater o mérito da sentença, uma vez que ela é irrecorrível. A análise é se o pedido italiano atende aos requisitos legais para a transferência da pena.
Recentemente, o Ministério Público Federal (MPF) emitiu um parecer indicando que não há impedimentos para o processo prosseguir.
Ex-atleta diz que está em casa
Robinho se manifestou na sexta-feira (10) e afirmou que está em casa, onde mora em Santos. Ao portal ‘UOL’, o staff do jogador se manifestou e afirmou que o atacante está à disposição da Justiça brasileira. “O jogador está dedicado à sua família e se encontra todos os dias em sua casa, em Santos. Cabe esclarecer que ele não reside em São Vicente há mais de 20 anos. O jogador está permanentemente à disposição da Justiça, como sempre está à disposição”, trouxe a nota.
0 Replies to “Robinho seleciona equipe de advogados para representá-lo em ação que busca sua prisão no Brasil”