Esquema envolvia diferentes tipos de golpes
A Polícia Civil do RJ realiza uma operação contra uma organização criminosa especializada em fraudes bancárias e lavagem de dinheiro, nesta quinta-feira (21). A ação cumpre 40 mandados de busca e apreensão, além do bloqueio de R$ 6 milhões e do sequestro de imóveis e veículos ligados ao grupo.
De acordo com as investigações, a quadrilha atuava no Rio de Janeiro, São Paulo e Ceará. O objetivo da ofensiva é enfraquecer o poder econômico dos criminosos e interromper práticas recorrentes de estelionato e ocultação de bens ilícitos. Além disso, muitos integrantes já tinham passagens por estelionato, receptação e outros crimes patrimoniais. A operação teve apoio das polícias civis de São Paulo e Ceará.
Segundo as investigações, o esquema envolvia diferentes tipos de fraude. Entre eles foram identificados boletos falsos, que levavam vítimas a acreditar que estavam quitando dívidas legítimas, entretanto, os valores pagos iam para contas controladas pela quadrilha. Já um outro grupo atuava com documentos falsos para retirar cheques em nome de empresas reais, que depois eram usados em transações fraudulentas e um outro grupo invadia celulares e aplicativos bancários, inclusive de aparelhos roubados, para fazer transferências indevidas.
LEIA TAMBÉM: PF faz busca contra o pastor Silas Malafaia
Vale ressaltar que no Rio de Janeiro são cumpridos 25 mandados de busca e apreensão e as ações ocorrem em bairros da Zona Oeste da cidade, como Vargem Grande e Jacarepaguá, além de cidades da Baixada Fluminense, Niterói, São Gonçalo, na Região Metropolitana, e Maricá, na Região dos Lagos. Na casa de um dos investigados, em Mesquita, na Baixada Fluminense, os agentes encontraram um cofre com grande quantidade de dinheiro em espécie dentro de uma caixa de papelão.