Caiu no conceito: Rio de Janeiro desce 22 posições em ranking de competividade

image-103.png

Estudo aponta contrastes entre alguns municípios da Baixada Fluminense

Estudo divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) revela que o Rio de Janeiro recuou em 11 dos 13 indicadores analisados pelo levantamento. O destaque para as quedas estão nos seguintes itens: Inserção Econômica (caiu 101 posições e ocupa o 176º lugar), Saneamento (-69, em 163º), Segurança (-38, em 204º) e Acesso à Saúde (-32, em 72º). Atualmente, o Rio figura no top-50 em apenas dois pilares: Inovação e dinamismo econômico (16º, apesar de queda de 5 posições) e Funcionamento da máquina pública (45º, com avanço de 11 colocações).

Rio de Janeiro caiu devido posicionamento de diversos fatores. / Foto: Wirestock – Freepik


Também de acordo com o CLP, o ranking se baseia em 65 indicadores distribuídos em 13 pilares temáticos, que avaliam desde a sustentabilidade fiscal até a qualidade da saúde e educação, além de infraestrutura, segurança e dinamismo econômico. Já Niterói atingiu sua melhor posição desde a criação do levantamento e entrou para o top-20 nacional, ocupando a 19ª colocação após subir três posições pelos bons resultados em Saneamento (9ª), Sustentabilidade Fiscal (14ª), Inovação e Dinamismo Econômico (17ª) e Capital Humano (25ª).


O levantamento também expôs contrastes entre alguns municípios da Baixada Fluminense. Mesquita, por exemplo, aparece entre os destaques nacionais ao conquistar a 9ª posição no pilar de segurança, um resultado que contrasta com o de Japeri, que permanece entre os piores colocados do ranking geral, na posição 317ª. A mesma situação acontece em Japeri, que aparece na 411ª posição em Acesso à educação e Acesso à saúde, além de estar entre os últimos em Acessos de banda larga e Taxa líquida de matrícula no ensino médio.

LEIA TAMBÉM: CNH sem autoescola terá aula online e exame prático em carro elétrico

Angélica Zago

Angélica Zago

Carioca, nascida na Vila Kennedy, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Bacharel em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo pela Universidade UniCarioca. Atualmente é pós-graduanda pela mesma instituição. Apaixonada pelo carnaval, desde 2004 trabalha na cobertura jornalista deste segmento, além da atuação em empresas como: Rádio Roquette Pinto, Manchete, Portal SRZD, Revista Raça, Ong São Martinho, dentre outras.

Deixe uma resposta

scroll to top