Estudo aponta contrastes entre alguns municípios da Baixada Fluminense
Estudo divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) revela que o Rio de Janeiro recuou em 11 dos 13 indicadores analisados pelo levantamento. O destaque para as quedas estão nos seguintes itens: Inserção Econômica (caiu 101 posições e ocupa o 176º lugar), Saneamento (-69, em 163º), Segurança (-38, em 204º) e Acesso à Saúde (-32, em 72º). Atualmente, o Rio figura no top-50 em apenas dois pilares: Inovação e dinamismo econômico (16º, apesar de queda de 5 posições) e Funcionamento da máquina pública (45º, com avanço de 11 colocações).

Também de acordo com o CLP, o ranking se baseia em 65 indicadores distribuídos em 13 pilares temáticos, que avaliam desde a sustentabilidade fiscal até a qualidade da saúde e educação, além de infraestrutura, segurança e dinamismo econômico. Já Niterói atingiu sua melhor posição desde a criação do levantamento e entrou para o top-20 nacional, ocupando a 19ª colocação após subir três posições pelos bons resultados em Saneamento (9ª), Sustentabilidade Fiscal (14ª), Inovação e Dinamismo Econômico (17ª) e Capital Humano (25ª).
O levantamento também expôs contrastes entre alguns municípios da Baixada Fluminense. Mesquita, por exemplo, aparece entre os destaques nacionais ao conquistar a 9ª posição no pilar de segurança, um resultado que contrasta com o de Japeri, que permanece entre os piores colocados do ranking geral, na posição 317ª. A mesma situação acontece em Japeri, que aparece na 411ª posição em Acesso à educação e Acesso à saúde, além de estar entre os últimos em Acessos de banda larga e Taxa líquida de matrícula no ensino médio.
LEIA TAMBÉM: CNH sem autoescola terá aula online e exame prático em carro elétrico