Douglas Silva e sua filha Maria Flor interpretarão pai e filha na nova novela da TV Globo, ‘Fuzuê’. O ator viverá o desenvolvedor de games Cláudio, e a jovem atriz será Valentina. O Notícia Preta esteve presente na coletiva de lançamento da nova novela das 19h nesta terça-feira (01), e ambos revelaram como será atuarem juntos, principalmente na estreia de Maria Flor nas novelas.
Douglas também comemorou que na trama ele interpreta um personagem “fora dos padrões limitados” para artistas negros. Em entrevista exclusiva ao NP, o ator revelou uma conversa que teve com Maria Flor, perguntando sobre quais as referências de atrizes negras da idade dela, que ela admira, e ressaltou a importância do espaço que será ocupado pela filha.
“Ela começou a falar várias e eu pedi pra ela citar as pretas, e ela não conseguiu citar. Daí eu expliquei que é neste lugar de representatividade que ela está, que vai se tornar essa referência pra outras crianças negras, para as próximas gerações”, disse Douglas sobre a participação da filha na novela que estreia no próximo dia 14.
Maria também falou com o NP com exclusividade, e disse que é incrível saber que pode influenciar outras crianças negras que tem sonho de seguir a carreira de atriz, “ou que talvez tenham receio por mais que tenham algum sonho muito grande, mas acham que não vão conseguir por ser pretas“. A atriz de 11 anos ainda reforçou se sentir honrada de ser inspiração “para todas as pretinhas”, disse Maria, carinhosamente.
Douglas é marcado pelos importantes papéis que fez no filme “Cidade de Deus” e na série “Cidade dos Homens”, tanto que aos 13 anos foi o primeiro ator brasileiro a ser indicado ao Emmy (premiação de TV nos EUA). Mas em ambos representou papéis presos a estereótipos sociais da população negra. Em outras novelas, e até séries, interpretou bandido, ex-jogador e cantor, e nesta novela ele será um desenvolvedor de jogos.
Para ele, essa mudança de representação na televisão, tem um grande significado para ele, e para a teledramaturgia brasileira.
“Acho que é uma grande evolução dentro do cenário da dramaturgia. Meu personagem é o Cláudio, ele é um gamer, quase um nerd, um pesquisador, aventureiro, ou seja, tá fora dos padrões limitados que impunham pra gente, então tô amando, é mais uma experiência, é mais um desafio. Além desse personagem diferente, é desafiador porque tô fazendo esse trabalho com a minha filha, é a primeira novela dela, tô muito feliz”.
Maria falou que contracenar com seu pai, para ela “é incrível”, ainda mais em sua primeira novela e ainda ressaltou. “Acho que é muito bom pra mim e pra ele, porque de tantos trabalhos que ele fez, poucos ele teve oportunidade de fazer com a filha dele”, disse ela.
Apesar de ser a estreia de Maria Flor em novelas, a pequena atriz já é uma conhecida do público, por conta do período em que Douglas Silva participou do Big Brother Brasil, em 2022. Na época apareceram vários vídeos de Maria Flor fazendo coreografias de dança, na internet, viralizaram. Os internautas reagiram e perceberam que Maria tinha talento.
Em entrevista, ela comentou sobre os planos futuros e o que almeja na carreira.
“Desde pequeno eu tive o sonho de ser médica, estava entre ser médica e dançarina, mas em 2021 quando eu fiz o meu primeiro trabalho, eu realmente percebi que eu queria ser atriz, não desisti totalmente ainda de ser dançarina, eu quero sim tentar ser atriz e dançarina ao mesmo tempo, mas a minha prioridade no momento tá sendo ser atriz, tá seguindo o caminho igual ao do meu pai”, disse.
Leia também: “É uma honra e uma responsabilidade”, diz Maju Coutinho sobre apresentar o ‘Fantástico’