“É uma honra e uma responsabilidade”, diz Maju Coutinho sobre apresentar o ‘Fantástico’

20230731-Fantastico-EA-004-scaled.jpg

Coletiva Fantastico 50 anos - Maju Coutinho

Nesta semana o ‘Fantástico’ comemora 50 anos, e para celebrar, o programa está preparando vários novos quadros, previstos para estrear no segundo semestre deste ano, e muitas novidades para o programa do ‘Show da Vida’ que completa cinco décadas ocupando as noites de domingo da TV Globo, no próximo sábado (05).

Durante uma coletiva realizada na noite da última segunda-feira (31) para falar sobre essa nova fase do dominical, uma das apresentadoras, a jornalista Maju Coutinho, contou sobre um dos quadros, focado na música negra brasileira. A apresentadora falou também sobre ser uma mulher negra apresentando o ‘Fantástico’, e sobre fazer parte da história do programa.

Ser uma mulher negra nesse espaço que já foi ocupado por Glória Maria, que abriu uma avenida para nós mulheres negras e para várias mulheres também, é uma honra e uma baita responsabilidade“, afirma a jornalista.

Maju vai apresentar o quadro sobre música negra brasileira /Foto: Globo/Estevam Avellar

Para ela, fazer parte da história do programa tem um peso muito grande. “Todo dia eu acordo pensando nisso, em continuar ajudando esse programa a ser relevante nessa trajetória de 50 anos. E eu acho que tem que vir outras (mulheres negras) ! Que venham muitos, muitas, e que estejamos ocupando cada vez mais esse espaço. Já estamos ocupando muito mais, e é um caminho sem retorno “, diz.

Nesta nova fase, um novo quadro chamado ‘Música Preta Brasileira’, que vai fazer uma viagem por vários ritmos populares da cultura negra, será conduzido por Maju, que deu alguns spoilers do que o público pode esperar.

Passa pelas origens da música baiana. Tem Gilberto Gil, Carlinhos Brown, Russo Passapusso, Luedji Luna. Ai a gente vem falando de samba com Teresa Cristina, Alcione, Xande de Pilares. No rap teremos Emicida, Marcelo D2, Negra Li, e falamos também sobre o funk, que foi muito marginalizado mas que agora é celebrado. É a cara do Brasil“, conta alguns detalhes da programação.

Segundo a jornalista, o quadro já estava nos planos do produtor do programa que cuida dos musicais, Celso Lobo, e que se tornou realidade a partir da chegada da Maju. “Foi muito difícil fechar o foco de uma música que é tão rica, que tem muitos representantes. Mas esse foi o foco inicial, e eu espero que tenham mais temporadas para falar de tanta gente boa“, explicou.

Sobre a comemoração dos 50 anos do dominical, a jornalista o define como um mosaico com muitas responsabilidades ´para o público. “Eu defino o ‘Fantástico’ como esse tripé de jornalismo, entretenimento e esporte, como um programa que não negocia questões que são inegociáveis – quando a gente fala de democracia, de racismo, de combate a LGBTfobia“, conta a jornalista, que acredita que as novidades que estão por vir vão conectar o programa ainda mais, com a sociedade.

Compondo, pela primeira vez no programa, uma dupla de mulheres comandando o ‘Fantástico’, Maju também negou que tenha rivalidade entre ela, e a jornalista Poliana Abritta. “Pra quem apostava em uma rivalidade, desculpe. Estamos de mãos dadas”, informou Maju, de mãos dadas realmente, com Poliana.

Leia também: Mariana Aldano fala sobre o programa “Mistura Paulista”, da Globo, e sobre o lugar que ocupa enquanto jornalista negra

Homenagem à Glória Maria

Durante a coletiva, o time do programa anunciou uma nova temporada do quadro ‘Mulheres Fantásticas’, que conta a história de uma “mulher fantástica” famosa, em forma de desenho, e que associa à história de uma “mulher fantástica” da vida real.

Uma das mulheres homenageadas nesta edição, com a história contada a partir de uma animação, será a jornalista Glória Maria, que faleceu em fevereiro deste ano, e que por muitos anos, fez parte da equipe do ‘Fantástico’, marcando os 50 anos do programa.

“A cereja do bolo será uma animação sobre a Gloria Maria, com narração da Sheron Menezzes”, adiantou Poliana, durante a coletiva, sobre o quadro que também terá uma versão especial que vai ao ar no GNT, às quartas-feiras, no programa do ‘Saia Justa’.

Outras novidades

Além do quadro ‘Música Preta Brasileira’ apresentado por Maju, e o quadro ‘Mulheres Fantásticas’ apresentado por Poliana Abritta, a jornalista Renata Ceribelli passará a fazer parte do programa dominical com podcast “Prazer, Renata”.

Uma nova temporada do quadro “Isso Tem Nome” também faz parte das novidades, liderado pela repórter Ana Carolina Raimundi. Assim como a edição especial da série ‘Jornada da Vida’, comandado pela Sonia Bridi, que pela primeira vez serã 100% nacional, mostrando para o Brasil o Pantanal, após os períodos de seca.

Já o Dr. Drauzio Varella vai conduzir um quadro criado para ajudar a população com dúvidas sobre saúde, com reportagens especiais sobre alergias.

Além disso, uma exposição sobre os 50 anos do dominical, chamada ‘Fantástico, O Show da Vida’, que vai inaugurar no dia 22 de setembro no Solar Fábio Prado, antigo Museu da Casa Brasileira, em São Paulo.

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Carioca da gema, criada em uma cidade litorânea do interior do estado, retornou à capital para concluir a graduação. Formada em Jornalismo em 2021, possui experiência em jornalismo digital, escrita e redes sociais e dança nas horas vagas. Se empenha na construção de uma comunicação preta e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top