Neste domingo (08) a ginasta brasileira Rebeca Andrade fez história mais uma vez, conquistando mais duas medalhas no Campeonato Mundial da Antuérpia (Bélgica). Primeiro a atleta conquistou a medalha de bronze na trave com 14.300 pontos, e com a prata no solo com 14.500 pontos, seguida por outra ginasta brasileira, Flávia Saraiva, que conquistou a medalha de bronze.
Ao subir no pódio nas cinco modalidades em que disputou, Rebeca Andrade, aos 24 anos, é a 11ª ginasta da história em todo o mundo, a ter pódios em todas as provas em um mundial. Com mais essas duas medalhas, Rebeca possui 9 conquistas em campeonatos mundiais. A norte-americana Simone Biles conquistou a medalha de ouro nas duas provas neste domingo.
Ao longo da competição na Bélgica, o Brasil bateu o recorde com seis medalhas no mundial. Essa também foi a primeira vez que duas brasileiras dividem um pódio em uma competição mundial. Sobre a dupla conquista do Brasil, Rebeca disse estar muito feliz.
“Foi o pódio mais especial. Há uns dias me fizeram a pergunta de com que ginasta eu queria dividir um pódio. A primeira e única pessoa que passou pela minha cabeça foi ela (Flávia). É minha companheira, sempre torci muito por ela. É um prazer dividir treino e esse pódio com ela“, disse Rebeca.
Além das medalhas conquistadas neste domingo, Rebeca encerrou participação no Mundial da Antuérpia com a histórica medalha de prata por equipes – junto com Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Lorrane Oliveira e Júlia Soares -, a prata no individual geral – compondo o primeiro pódio do aparelho composto 100% por mulheres negras -, e o ouro no salto.
Leia também: Rebeca Andrade conquista bicampeonato mundial no salto superando Simone Biles