Tik Toker Raphael Vicente é tema de matéria do jornal britânico The Guardian

Raphael-Vicente-divulgacao.webp

O Tik Toker Raphael Vicente foi matéria do jornal britânico The Guardian, nesta sexta-feira (10). O veículo conta a história do influencer que possui 3,1 milhões de seguidores no TikTok e quase 1 milhão no Instagram.

Com 22 anos, Raphael é nascido e criado no Complexo da Maré, Zona Norte do Rio de Janeiro (RJ). Ele produz vídeos humorísticos e faz esquetes sobre o cotidiano dele na favela.

Na entrevista o Tik Toker diz que tem a intenção de usar a fama para mudar a forma como os moradores do local são vistos. Além de desconstruir o imaginário de que as favelas são lugares de crime e pobreza. Ele faz os vídeos com a irmã de 21 anos, a avó de 70 anos, junto com a família da madrinha de 67 anos.

Raphael atribui o sucesso à identificação do público e a qualidade do conteúdo que produz. Ele afirma que as verdadeiras estrelas dos vídeos são os familiares.

“Raphael tem um papel importante porque ele está mostrando a alegria da favela. […] Até as pessoas da favela estão acostumadas a ver sua comunidade retratada na mídia apenas como tragédia, violência, tiroteio, operação policial”, diz a irmã dele, Maria Eduarda “Maddu” Reis, ao The Guardian.

Raphael Vicente produz conteúdo sobre o Complexo da Maré. Foto: Divulgação

Em entrevista ao jornal britânico, Fernanda Carrera, professora da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, explica que as pessoas se identificam com Raphael porque se veem representadas. Parte da visibilidade que ele conquistou é devido a uma sub-representação de brasileiros negros e favelados na mídia tradicional. Embora 56% dos brasileiros sejam negros e quase um quarto dos moradores do Rio de Janeiro vivam em favelas.

“Sou um menino negro, pobre e gay que morou na Maré [a vida inteira]”, diz Raphael. “Nós não temos as mesmas oportunidades de quem não mora na favela, nossa luta sempre exige o dobro de garra, o dobro de trabalho”.

Ele conta que começou a postar vídeos online aos 14 anos, publicando em diferentes plataformas antes de encontrar espaço no TikTok, em 2020. Revela que aprendeu sozinho a roteirizar, atuar e editar seus vídeos. Raphael também cria coreografias com o grupo de dança que fundou, o Dance Maré. 

“Vejo o quanto o humor serve como válvula de escape quando acontecem coisas ruins”, diz Vicente. “As pessoas me dizem que estão tendo um dia ruim e que assistir a um de nossos vídeos melhorou o dia delas”, afirma o criador de conteúdo.

Leia também: Shakira convida Raphael Vicente para dançar em seu próximo show no Brasil

Marina Lopes

Marina Lopes

Marina Lopes é jornalista e escritora juiz-forana, apaixonada pela palavra e por contar histórias através dela.

Deixe uma resposta

scroll to top