Após ser acusada de racismo por uma publicação compartilhada em seu Instagram, a ilustradora Rafaella Tuma, que faz um quadro semanal de humor no BBB 23 postou um vídeo pedindo desculpas.
“Sinceramente não tem muito o que fazer. Você tem que assumir seus erros, ver que eles foram grotescos e tentar pedir desculpas“, disse a ilustradora.
O post publicado nos stories de Rafaella mostra o print de uma conversa no WhatsApp. “Amiga, estou sofrendo por causa de um boy”, diz a primeira mensagem. “Manda foto, deixa eu ver o boy”, responde a amiga, que após receber a foto, declara: “Está sofrendo por quê? Ele te roubou?”.
Comparar um negro a um bandido é racista, e seguidores lotaram os comentários de outras publicações de Rafaella Tuma acusando-a de discriminação.
LEIA TAMBÉM: Sarah Aline aponta racismo estrutural no BBB 23: “Me assustou”
A artista tentou explicar o motivo pelo qual usou a imagem: “Quando eu peguei esse meme, eu peguei do próprio cara. O cara da foto é ator e comediante. Ele mesmo tirou uma foto dele e ele mesmo se zoou. Não estou fugindo do meu erro, eu sei que eu não deveria ter compartilhado, que isso traz uma problemática gigante, uma mensagem muito negativa por todo o estereótipo. Na real, fiquei com muita raiva de mim por não ter visto um filtro tão óbvio que estava errado e peço desculpas de coração por isso. Eu errei.””, explicou.
Ela também prometeu que vai ter “mais filtro” ao usar as redes sociais: “Traz uma problemática gigante. Fiquei com raiva de mim mesma por um filtro que estava óbvio que estava errado. Eu errei. Desculpa”, disse.
O problema, segundo a nota da ilustradora racista, é que “isso traz uma problemática gigante” ou seja, a raiva de si própria é por ter arranjado esse problema e não pelo seu pensamento escroto e racista.