Rafaela Silva é bicampeã mundial de judô

Rafaela-silva.jpg

Na manhã deste sábado (8), a judoca brasileira Rafaela Silva se consagrou bicampeã mundial de judô. A competição foi disputada em em Tashkent, no Uzbequistão. Na final, ela derrotou a japonesa Haruka Funakubo com um waza-ari a 30 segundos do fim da luta. 

Foto: Reprodução Time Brasil

Em 2013, Rafaela foi campeã no Mundial disputado no Rio de Janeiro e também campeã olímpica, em 2016. Além disso, ela tem mais três pratas e dois bronzes, sendo individuais ou por equipes. 

Durante a premiação, a brasileira apareceu muito emocionada no pódio. Isso porque, em 2019, ela foi suspensa por dopping e não disputou as olimpíadas de Tóquio 2020. Ela foi pega no exame anti-dopping, no Pan-Americano 2019, quando testou positivo para fenoterol, uma substância presente em remédios para asma. 

Rafaela foi suspensa por dois anos pelo tribunal da Federação Internacional de Judô (IJF), em pena aplicada a partir de janeiro de 2020. A judoca recorreu, alegando que a substância entrou no seu corpo por intoxicação e não de forma intencional, mas a Corte Arbitral do Esporte (CAS) manteve o gancho. 

Leia também: Memorial da América Latina recebe Festival Sons da Rua, neste sábado

Ela voltou ao judô em outubro do ano passado e sagrou-se campeã brasileira da categoria, voltou a disputar Grand Slams e está em busca de uma vaga nos jogos olímpicos de Paris-2024.

Igor Rocha

Igor Rocha

Igor Rocha é jornalista, nascido e criado no Cantinho do Céu, com ampla experiência em assessoria de comunicação, produtor de conteúdo e social media.

Deixe uma resposta

scroll to top