Quatro escolas brasileiras estão entre as finalistas do Prêmio Melhores Escolas do Mundo 2024

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Quatro escolas brasileiras foram nomeadas entre as cinquenta melhores para os cinco prêmios de Melhor
Escola do Mundo (World’s Best School Prizes 2024) – atrás apenas do Reino Unido e da Índia. A premiação prestigiará os vencedores com cerca de R$50 mil cada, totalizando mais de R$250 mil no total para todas as categorias.

As brasileiras selecionadas são: a Escola Estadual de Ensino Médio Professora Maria das Graças Escócio Cerqueira, de Itaituba, no Pará; o Núcleo de Ensino da Unidade de Internação de Santa Maria, localizado em uma unidade de internação socioeducativa no Distrito Federal; o Colégio Militar de Manaus, na capital do Amazonas; e a Escola Estadual Deputado Pedro Costa, na zona leste da capital paulista.

As categorias das indicadas são, respectivamente, Ação Ambiental, Superação de Adversidades, Inovação e Colaboração Comunitária. A quinta categoria, “Apoiando Vidas Saudáveis”, foi a única que não teve finalistas do Brasil.

Escola Estadual de Ensino Médio Professora Maria das Graças Escócio Cerqueira forma ‘guardiões da floresta’ / Foto: Divulgação/T4 Education

Os prêmios foram criados pela T4 Education com apoio da Fundação Lemann, Accenture e American Express, em 2022 após a Covid-19, para oferecer uma oportunidade às escolas que estão mudando vidas dentro e fora de suas salas de aula, compartilhando suas melhores práticas para ajudar a melhorar a educação em todos os lugares.

Os vencedores das cinco categorias serão escolhidos por uma academia de juízes especializada com base em critérios rigorosos. Além disso, todas as 50 escolas pré-selecionadas também participarão de uma
votação pública [2], que foi aberta hoje. Aquela que receber o maior número de votos do público receberá o prêmio ‘Escolha da Comunidade’ e será membro do programa Melhor Escolha para Trabalhar da T4 Education, para ajudá-la a apoiar o bem-estar dos professores e solucionar a crise de recrutamento e retenção de profissionais.

Celebramos que escolas públicas brasileiras trabalhem com essas metodologias inovadoras, colocando o aluno no centro de seu próprio aprendizado. Essas iniciativas são importantes na medida em que as
crianças e adolescentes se tornam protagonistas de suas trajetórias escolares, podendo assim desenvolver verdadeiramente seu potencial, em especial quando falamos de estudantes mais vulneráveis
” afirma Denis Mizne, CEO da Fundação Lemann.

A menos que resolvamos os desafios urgentes que a educação global enfrenta – desde as lacunas de aprendizagem exacerbadas pela Covid-19 até o subfinanciamento crônico e a crescente crise de bem-estar, recrutamento e retenção de professores – teremos falhado com a próxima geração“, diz Vikas Pota, fundador da T4 Education e do Prêmio Melhores Escolas do Mundo.

Escolas brasileiras pioneiras como a EEEM Professora Maria das Graças Escócio Cerqueira, o Núcleo de
Ensino da Unidade de Internação de Santa Maria, o Colégio Militar de Manaus e a Escola Estadual Deputado Pedro Costa, que cultivaram uma cultura forte e não têm medo de inovar, mostram a diferença que pode ser feita em muitas vidas. Escolas de todo o mundo podem agora aprender com suas soluções, e é hora de os governos também fazerem o mesmo
“, complementa.

Parabéns à EEEM Professora Maria das Graças Escócio Cerqueira, no Brasil, por ter sido nomeada entre as dez finalistas do Prêmio de Melhor Escola do Mundo para Ação Ambiental 2024. Seu trabalho vital
traz esperança de que soluções podem ser encontradas para alguns dos maiores desafios que enfrentamos hoje. Por meio da plataforma do prêmio, suas soluções agora inspirarão inúmeras outras pessoas em todo o mundo, desde as salas de aula até a administração
,” afirma Jill Huntley, Diretor Geral de Cidadania Corporativa Global, da Accenture.

A Accenture tem orgulho de fazer parte da iniciativa da T4 Educação em capacitar a próxima geração para enfrentar os desafios globais de sustentabilidade, aumentando o acesso e o uso das mais recentes tecnologias e práticas inovadoras”.

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