Quadra da Portela recebe a Yolo Love Party: Edição Afeto

080_Yolo_Evrdppl_Rio_by_@vincerosenblatt.jpg

Um dos movimentos mais importantes para a comunidade negra, exaltando sua criatividade e diversidade em festas temáticas que conscientizam a população para um mundo cada vez melhor e inclusivo, essa é a Yolo Party, que a cada edição mobiliza milhares de pessoas, gerando autoestima, reflexão e uma grande conexão com seu público. Ao todo, nos seus oito anos de realizações, a Yolo Party já recebeu mais de 150 mil pessoas, em suas 22 edições. 

A quadra da Portela, em Oswaldo Cruz, Zona Norte do Rio de Janeiro, será o palco para a edição Afeto da festa, no próximo dia 15 de junho. A Yolo também é uma plataforma cultural que movimenta a cena do entretenimento brasileiro com música, arte, moda e empreendedorismo e é pioneira na cidade do  Rio de Janeiro em unir as diversas vertentes da pluralidade musical, da estética e da cultura afro. É esperado um público de mais de 5 mil pessoas no local.

Foto: Vince Rosenblatt

Esta edição tem como objetivo explorar os campos afetivos para que seja possível fortalecer a confiança de amar e ser amado, uma ação necessária para (Re)construir a identidade afetiva enquanto pessoas negras. Para Marlon Diniz, CEO da Yolo Party e empresário, a festa é uma forma de reduzir as desigualdades raciais e sociais.

“Todos meus projetos sempre foram pensados para pessoas pretas, busco projetar ações e ideias que contribuam para a construção de uma sociedade menos desigual, combatendo o racismo, machismo, homofobia ou qualquer tipo de preconceito. São 8 anos atuando como Produtor de Eventos, onde através da Yolo me realizo enquanto profissional, principalmente quando recebo o feedback positivo do impacto social que a festa tem na vida do público que a frequenta”, pontua.

Segundo a organização, trabalhar o afeto nessa edição é pensar espaços seguros, amáveis e respeitosos para a comunidade negra, com mais oportunidades e inclusão, em todas as áreas da sociedade. Ainda de acordo com Marlon, a ideia é transbordar essa ação para uma fronteira que ultrapassa o alcance do evento, atingindo todas as pessoas, convidando-as a pensar o amor como uma ação transformadora e que esse amor também precisa ter como foco principal pessoas negras. 

“Acreditamos que estar em ambientes onde a afetividade preta seja também prioritária, empodera, fortalece e conscientiza toda a sociedade na luta contra o racismo. A nossa campanha ‘Um manifesto sobre amar, cuidar e proteger’ é um ato político para que  todas as pessoas possam ‘vestir’ em suas identidades as ações do amor, não somente em palavras ou discurso, mas em ações de tratamento, na maneira de enxergar, de dar oportunidades, de incluir e de preservar pessoas pretas e suas memórias”, explica o idealizador.

Douglas Goulart, um dos idealizadores da Yolo, reforça a importância da literatura para a sua entrada na festa e para a realização. Nascido e criado na Vila Cruzeiro, na Penha, Zona Norte do Rio, seu primeiro livro foi de um homem negro, Lima Barreto, e que o fez ver a vida de outra forma. 

Leia também: Rodrigo França estreia monólogo “Eu sou um Hamlet” no Rio

“Ter tido contato com um escritor negro ainda criança diz muito sobre o impacto da literatura negra na minha vida e na minha maneira de trabalhar na Yolo. Lima Barreto me impulsionou a consumir mais textos produzidos por pessoas negras. Em 2016,  fui chamado pra fazer parte e fiquei muito feliz em poder contribuir para um projeto tão forte e necessário para aquele ano. Hoje eu sou Diretor Artístico e Criativo da Yolo e eu trago muito as narrativas negras que eu consumi ao longo de toda a minha vida como inspiração de criação”, celebra.

PROGRAMAÇÃO

No dia 14 de junho, a partir das 16 horas, haverá uma roda de conversa sobre afeto no espaço Zeene e apresentações de Dj set. Já no dia 15, na festa propriamente dita, a Yolo vai receber artistas de renome nacional como BK’, Luccas Carlos, Azula, Malu, Izrra, assim como participações especiais da Afrodite Bxd, Mirella, Hud, Janamô. Haverá também  apresentação de Ballroom, além dos DJs residentes da Yolo (Tamy, Will e Jimmy), Lumena, Pambelli, Gab e Anati.

SERVIÇOS

Yolo Party: Edição Afeto

15 de junho – a partir das 16h

Quadra da Portela – R. Clara Nunes, 81 – Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

scroll to top