Com o objetivo de ampliar o acesso à educação, e tornar a pós-graduação mais diversa e plural, a PUCRS está lançando a primeira edição do Programa Raízes, com bolsas integrais para mestrado para pessoas pretas pardas e indígenas. Será ofertada uma vaga de bolsa em cada um dos 20 Programas de Pós-Graduação da PUCRS.
Com todos os cursos de mestrado participantes, o programa contempla áreas como Administração, Biologia Celular e Molecular, Comunicação Social, Direito e Medicina. As inscrições para o Programa estão abertas até 11 de dezembro de 2024 e devem ser realizadas exclusivamente pelo formulário digital disponível neste link.
Para participar do Programa Raízes, é necessário ser autodeclarado preto, pardo ou indígena, comprovar renda familiar per capita de até 3 salários-mínimos, residir em Porto Alegre ou Região Metropolitana, possuir diploma de graduação e nacionalidade brasileira.
Após a primeira etapa, os candidatos pré-selecionados devem realizar a inscrição no Processo Seletivo Extraordinário da PUCRS entre os dias 6 e 13 de janeiro de 2025 e obter aprovação para o curso pretendido.
Leia também: Quantidade de profissionais negros em agências de comunicação chega a quase 30%, diz anuário