A psicóloga Cintia Aleixo, a partir desta sexta-feira (29), estreia como apresentadora do “Alta Estima”, nova série de docu-reality que será exibida, às 20h30 pelo canal E! Entertainment. Ao lado dos cirurgiões plásticos Alessandro Martins e Gabriel Basílio e da psicanalista Manuela Xavier, Cintia terá a responsabilidade de contribuir no resgate da autoestima e no fortalecimento e busca do autoconhecimento dos participantes.
“O nome Alta Estima é lindo, é impactante, a série tem uma qualidade profunda de afirmação da identidade negra, o processo de transição afirmativa, a possibilidade de existir, do grupo homogêneo, a possibilidade de entender as subjetividades da mulher negra e a valorização das experiências culturais” afirma Cintia Aleixo, mestranda em Psicologia Clínica pela PUC- RJ.
O objetivo do quarteto é alinhar corpo e mente, para que cada personagem possa desfrutar de uma vida mais feliz e saudável. Ao longo da série, o público acompanhará histórias que evidenciam a força da superação, o poder da transformação interior e exterior, bem como o orgulho de alcançar sua melhor versão.
Cada episódio da série apresenta uma pessoa que embarca nessa jornada de autoconhecimento, liderada por dois dos apresentadores. A cada episódio, o público se conecta de forma mais profunda com o paciente, compreendendo suas intenções e os sentimentos envolvidos.
Palestrante e consultora em Intervenção Terapêutica Racial e em Perinatalidade, Cíntia analisa esse projeto como um grande avanço no suporte emocional para mulheres negras de várias faixas etárias. “Fui tomada por uma grande emoção e entusiasmo, pois tenho consciência da grandeza desse tema para outras mulheres negras, incluindo minha avó, com 94, minha mãe e minha filha, de 11 anos. Todas negras, que buscam identidade até hoje”.
Idealizadora da marca Um Mundo de Possibilidades – Psicologia e Consultoria, onde atua de forma presencial e online para empresas multinacionais, Cíntia também faz atendimentos e suporte emocional a executivos pretos, celebridades e escolas renomadas. “Criei o projeto de Rodas de Conversa para a População Preta e aplico em empresas passando a temática racista no ponto de vista emocional, estrutural, de habilidades, valores, soluções, suporte e acolhimento do indivíduo” afirma Aleixo, que foi consultora de saúde mental da Coca-Cola, integrando ao Grupo equidade racial de pessoas pretas, no projeto BlackCo.
A maternidade também é um tema de suma importância na trajetória profissional da psicóloga. Em 2015 a especialista desenvolveu o projeto Possibilidades Maternas, que oferece suporte emocional para mulheres que se tornaram mães e também disponibiliza conteúdo nessa temática através das redes sociais. Entre os anos de 2017 e 2018 foi comentarista do programa Papo de Almoço, na Rádio Globo; consultora dos programas Encontro e RJ TV, ambos da TV Globo; e ainda participou como co-autora da websérie sobre educação antirracista para Unicef.
Leia também: Curso de formação profissional em gastronomia no Rio tem inscrições abertas