Ícone do site Notícia Preta

Projeto oferece bolsas de estudo em pré-vestibular para jovens de escolas públicas, em São Paulo

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Programa Já É oferece 100 vagas para jovens entre 17 e 25 anos, que já tenham concluído ou estejam concluindo o ensino médio

O projeto visa conquistar a equidade racial através da educação. Foto: Pixabay

O Programa Já É: Educação para Equidade Racial oferece bolsas de estudo em cursinho preparatório para o vestibular à jovens, com idade entre 17 e 25 anos, que tenham concluído ou estejam cursando, em 2021, o 3º ano do ensino médio em escolas públicas e que residam na cidade de São Paulo ou região metropolitana. O intuito da ação é oferecer condições mais favoráveis para que jovens negros consigam ultrapassar um dos limitadores para a equidade racial, que é a dificuldade de acesso ao ensino superior. 

A parceria do Fundo Baobá e da Fundação Citibank, garante que o Programa Já É tenha duração de 12 meses, a partir de março de 2021, podendo ser estendido para 18 meses. Sendo que, além do estudo, as despesas de transporte e alimentação também serão custeadas ao longo do curso. Poderão se inscrever jovens de ambos os sexos, diferentes identidades de gênero e orientação sexual.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a presença de negros em ambiente escolar diminuiu de acordo com o aumento da idade dos alunos. Entre crianças brancas e negras de 6 a 10 anos cursando o ensino fundamental a diferença percentual é pequena, 96,5% e 95,8%, respectivamente. Já no ensino superior o número de brancos é quase o dobro em comparação com negros com idade entre 18 a 24 anos. São 36,1% de brancos e 18,3% de negros no ensino superior com a mesma faixa etária.

Em 2018, o IBGE divulgou pesquisa apontando que mais de 2 milhões de crianças e adolescentes no país estão fora da escola, o equivalente a 5% dos indivíduos nessa faixa etária.

As inscrições poderão ser realizadas até 31 de agosto de 2020, através do formulário encontrado no site do Fundo Baobá. Mais informações e o edital completo está no site do programa.

Sair da versão mobile