O Portal do Futuro é um dos programas do Senac RJ com uma estrutura voltada para a capacitação e educação profissional de jovens. Criado em 2000, o Portal do Futuro é gratuito e voltado para jovens em situação de vulnerabilidade social.
Além de capacitar profissionalmente, o programa se propõe a conscientizar os jovens sobre seu potencial e a possibilidade de se tornarem agentes de transformação social. A formação é voltada para o mercado de trabalho e feita a partir de diversos cursos nas áreas de Gestão, Design, Turismo e Hotelaria, que se associam ao preparo do participante como cidadão.
Para a Gerente de Responsabilidade Social do Senac RJ, Rosane Masiero, a iniciativa tem uma grande importância para o desenvolvimento dos jovens: “Ele cria a possibilidade da escolha, de ser protagonista da própria vida e conhecer suas potencialidades.”
Ela destaca ainda as propostas do programa e sua forma de atuação. “O Portal do Futuro tem mais de 20 anos, atuando na inserção de jovens em vulnerabilidade social no mercado de trabalho por meio da formação profissional. É um programa de gratuidade, que oferece possibilidades a jovens, de 16 a 21 anos, de conhecerem na prática as rotinas do ambiente profissional e estarem preparados para encarar os desafios do dia a dia nas empresas”, explica.
A iniciativa, que desde sua criação já impactou a vida de mais de 15 mil alunos, deve formar somente
este ano mais de 900 pessoas em todo o Estado. Com a quantidade de jovens beneficiados, Rosane reafirma o objetivo do programa do Senac RJ:
“Esperamos impactar as vidas de quem participa do programa, na transformação social e com qualificação. E o que percebemos é que esses jovens, quando ingressam no mercado de trabalho, jamais esquecem da experiência que tiveram no Portal do Futuro”, orgulha-se a Gerente de Responsabilidade Social, que cita a aluna Júlia Cerqueira como exemplo.
A adolescente, de 19 anos, que participou do Programa Portal do Futuro, por meio do curso Organização de Eventos, hoje trabalha no Hotel Copa Sul, em Copacabana, Zona Sul do Rio. Júlia conta sobre o impacto do Portal do Futuro em sua vida pessoal e profissional.
“Participar do programa foi muito importante. Posso dizer que foi uma experiência única. Com o
Portal do Futuro, eu pude desenvolver diversas competências, desde aprender Excel até como me portar e me expressar em público. E isso foi de extremo valor”, conta.
Por isso, Júlia faz questão de indicar o programa para outras pessoas. “Ele abre portas, dá oportunidades e, definitivamente, transforma vidas. Qualquer pessoa merece passar por essa experiência incrível, que só o Portal nos proporciona. Com total certeza, eu indicaria o Portal do Futuro para alguém”, acrescenta a jovem.
Somente este ano, o Programa Portal do Futuro vai oferecer 1.050 vagas nas Unidades Senac RJ de todo o Estado. Segundo Rosane, novas turmas vão começar em setembro – com 312 vagas disponíveis. A Gerente de Responsabilidade Social explica como o programa funciona, na prática:
“O programa atua em competências socioprofissionais, constituído de quatro módulos com as seguintes missões: Ser pessoa, Ser cidadão, Ser profissional e Ser digital. Esses módulos têm o objetivo de ampliar a possibilidade de exercício consciente da cidadania.”
Rosane afirma que muitos dos jovens do Portal do Futuro seguem depois para o Programa Jovem
Aprendiz e ressalta o valor da iniciativa para quem participa. “O programa oferece uma vivência
profissional de 28 horas em empresas parceiras, o que propicia ao jovem a possibilidade de
conhecer e entender seu potencial, independentemente da sua história”, explica.
Leia também: Programa Jovem Aprendiz Senac RJ oferece capacitação profissional gratuita para jovens
Além dos próprios alunos, quem está ao redor deles também percebe os impactos significativos nos
jovens que participam do Portal do Futuro. É o caso de Josiane Nascimento, mãe de Wellinson Vitor,
de 16 anos. Ele tem dislexia e está no processo de investigação do Transtorno do Espectro Autista
(TEA). Ela conta que o Portal do Futuro foi indicação de um amigo e que a decisão de inscrever o
filho foi tomada com a ajuda de familiares.
“Meu filho precisa ser inserido na sociedade. Eu não poderei ficar a vida inteira controlando os
passos dele. Então, resolvi que ele iria e Deus estaria cuidando de tudo. Mas o Wellinson me
surpreendeu, e vem me surpreendendo a cada dia”, conta a mãe do jovem, que explica o impacto do
programa na vida dele.
“O que me deixou mais surpresa foi ler o relato dele em um dos grupos de Whatsapp de alunos do Portal do Futuro, onde ele agradecia por ter a oportunidade de aprender rotinas administrativas, e por todo o apoio que ele recebeu dos colegas. Algo que me emocionou, uma alegria que não sei explicar”, comenta Josiane.
“Ele realmente se sentiu acolhido e eu não queria que esse curso acabasse tão cedo. Ele disse: ‘esse
curso foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida”. A mãe, que só tem a agradecer, também
deixa uma mensagem para outras mulheres:
“Deixo um pedido a todas as mães que, assim como eu, tem um filho com alguma necessidade especial, que não desistam e não ponham limites em seus filhos. Eles podem ir muito além do que imaginamos, se estiverem no lugar certo, com as pessoas certas.”
Os cursos disponíveis são nas áreas de Tecnologia, Gestão, Moda e Design, Turismo e Hotelaria.
Além da formação gratuita, os participantes recebem material didático, uniforme, vale-refeição (no valor de R$14,00 por dia) e auxílio transporte.
Para se inscrever ou saber mais sobre o Portal do Futuro, basta acessar o site
portaldofuturo.rj.senac.br