Um espetáculo que narra a história de um jovem que sonha em se tornar palhaço, aula de dança que traz memórias das manifestações culturais de matrizes africanas e a experiência em construir os próprios jogos por meio das artes e da tecnologia são algumas das atrações de agosto das Oficinas Culturais Alfredo Volpi, Maestro Juan Serrano e Oswald de Andrade.
Essas unidades integram o Programa Oficinas Culturais, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e gerenciado pela Poiesis. As atividades são gratuitas e algumas exigem inscrição. Já as apresentações artísticas, os ingressos gratuitos são distribuídos uma hora antes.
Dança, jogos, poesia haikai e muito mais
A Oficina Cultural Alfredo Volpi anuncia a aula de dança Samba Rock das Giras aos Giros, coordenada pela dançarina e arte-educadora Janaína Gisele, que acontece nos dias 3 de agosto a 5 de outubro, todas as quintas-feiras, das 19h às 21h30. Essa atividade tem como objetivo explorar o estilo do Samba Rock como dança, música e uma fonte de memória das giras das manifestações culturais de matrizes africanas, alcançando os giros da contemporaneidade. No último encontro os alunos terão a oportunidade de apresentar o que aprenderam no baile aberto de encerramento. Para mais informações sobre a aula e realizar inscrições, clique aqui.
A oficina localizada na zona leste de São Paulo também abrirá a Oficina de Escrita Haikai: dia a dia, poesia, com aulas de 8 a 29 de agosto, todas as terças-feiras, das 15h às 17h30. Os encontros são ministrados pela poeta Anna Zêpa e são dedicados a exercícios de criação literária, explorando a sensibilização poética, a prática haicaísta e percepções para se manter em estado de escrita. Não é necessária inscrição prévia, basta comparecer aos encontros.
Ainda na unidade Alfredo Volpi, interessados por joalheria poderão participar da atividade Produzindo bijuterias com a técnica da marchetaria geométrica, coordenada pelos artesãos Tarso Araújo e Yghor Araújo entre 9 de agosto e 27 de setembro, todas as quartas-feiras, das 10h às 13h. Os participantes terão a oportunidade de aprender os princípios dessa antiga forma de artesanato que consiste em revestir lâminas de madeira em superfícies, elaborando conjuntos de bijuterias exclusivas, incluindo pingentes e brincos. As inscrições estão abertas aqui.
O eixo criativo da Oficina Cultural Maestro Juan Serrano, localizada na região da Brasilândia, abre as inscrições para a Oficina de Introdução ao Gamelab, com encontros nos dias 14 a 28 de agosto, todas as segundas-feiras, das 14h às 16h. É a oportunidade de receber orientações sobre animação, programação e desenvolver os próprios jogos. Ministradas por Francisco Arlindo Alves, mestre em Design, pesquisador e especialista em Ensino a Distância (EAD), as aulas oferecem uma experiência de aprendizagem lúdica e poética, promovendo a integração entre arte e tecnologia. Crianças e adolescentes também poderão participar.
Na prática do Bambolê Circense os frequentadores terão a oportunidade de explorar essa linguagem e como uma alternativa de malabarismo que envolve truques e técnicas, como giros, equilíbrio, arremessos e rolamentos. Com a coordenação de Beatriz Duarte, arte educadora, bambolista e atriz, os participantes sem experiência aprenderão a identificar movimentos e variações de alguns números com experimentação guiada para a formação do próprio repertório. As aulas ocorrem de 8 a 29 de agosto, todas as terças-feiras, das 13h30 às 15h30. Inscrições e mais informações neste link.
A unidade localizada na periferia da zona noroeste da cidade também oferece a oficina de produção artesanal de estampas Block Printing, técnica de gravação em madeira para criar estampas exclusivas e autorais a partir da impressão em bloco. A artesã e artista têxtil Mayara Sabino conduzirá os alunos na produção dos blocos de carimbos com temas de livre escolha para customizar peças de vestuário, materiais de decoração e acessórios diversos, durante os dias 9 a 30 de agosto, quartas-feiras, das 19h às 21h. Mais informações e inscrições neste link.
Espetáculos e exposição
Pela Oficina Cultural Maestro Juan Serrano, a peça Betinho, o menino valente – Uma história de superação sobre TDAH, da Companhia Triatos de Teatro de São Paulo, narra uma lição de vida contra o bullying na escola. O público poderá assistir no dia 1º de agosto, terça-feira, das 13h30 às 15h. A Cia. apresentará a história de um menino com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, incentivando reflexão sobre as limitações humanas e a capacidade de superação.
No mês de agosto a Oficina Cultural Oswald de Andrade apresenta o espetáculo Palhaços Periféricos, idealizado para celebrar os 15 anos de trajetória da Companhia Catraca do Riso. A história narra a vida de Bento, um jovem que sonha em se tornar um palhaço, mas precisa, primeiro, lidar com as adversidades da vida. Os percalços no caminho, como a dificuldade de estudo e os problemas financeiros são as dificuldades que o jovem aspirante a palhaço precisa enfrentar com a ajuda de sua parceira, que se revela um guia neste caminho. A peça teatral fica em cartaz durante os dias 10 a 19 de agosto, quintas e sextas-feiras às 19h30, e sábados às 18h. A distribuição de ingressos será feita com 1h de antecedência.
Ainda na unidade das Oficinas Culturais localizada no Bom Retiro, região central de São Paulo, o espetáculo Entrelaçados será apresentado nos dias 3 de agosto a 2 de setembro, às quartas e sextas-feiras às 19h30, e sábados em dois horários, 15h e 18h. No dia 12 de agosto a sessão das 15h terá tradução em Libras. A peça é uma obra multimídia da Companhia Nova de Teatro e baseada em relatos pessoais de diversas etnias que residem na capital paulista e com diversos conhecimentos, valores, desejos e vivências que se misturam no dia a dia. Distribuição de ingressos com uma hora de antecedência.
Ainda na unidade Oswald de Andrade o público poderá conferir a Exposição Lágrimas da Terra, instalação aberta de 5 de agosto a 9 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h e sábado das 12h às 18h. A desenhista e ilustradora Cyra Moreira mostra uma “corda” como fio condutor e representada por 50 metros de papel para fax. Nesta “corda” foram criados desenhos que narram os atuais pedidos de ajuda, que são encontrados nos problemas éticos, humanitários e ambientais.
SERVIÇO:
OFICINA CULTURAL ALFREDO VOLPI
Dança
SAMBA ROCK DAS GIRAS AOS GIROS
Coordenação: Janaina Gisele
3/08 a 5/10 – quinta(s)-feira(s) – 19h às 21h30
Faixa etária: 16 anos
Inscrições abertas até 31/07 neste link | 16 vagas
Literatura
OFICINA DE ESCRITA HAIKAI: DIA A DIA, POESIA
Coordenação: Anna Zêpa
8/08 a 29/08 – terça(s)-feira(s) – 15h às 17h30
Faixa etária: 16 anos
Sem a necessidade de inscrição
Oficina
PRODUZINDO BIJUTERIAS COM A TÉCNICA DA MARCHETARIA GEOMÉTRICA: PINGENTES E BRINCOS
Coordenação: Tarso Araújo e Yghor Araújo
9/08 a 27/09 – quarta(s)-feira(s) – 10h às 13h
Faixa etária: 16 anos
Inscrições abertas até 4/08 neste link | 14 vagas
————-
Rua Américo Salvador Novelli, 416 — Itaquera — São Paulo
Telefone: (11) 2056-5028 | Horário de funcionamento: Terças às quintas-feiras, das 10h às 21h30|
Sextas e Sábados das 10h às 18h.
Detalhes sobre os protocolos para visitas podem ser conferidos no site.
Acessibilidade: elevador, banheiro acessível para cadeirantes e rampa de acesso na entrada.
OFICINA CULTURAL MAESTRO JUAN SERRANO
Teatro
BETINHO, O MENINO VALENTE – UMA HISTÓRIA DE SUPERAÇÃO SOBRE TDAH
Coordenação: TRIATOS PRODUÇÕES ARTÍSTICAS
1º de agosto – terça-feira – 13h30 às 15h
Faixa etária: Livre
Vagas :40
Circo
INICIAÇÃO A PRÁTICA DE BAMBOLÊ CIRCENSE
Coordenação: Beatriz Duarte
8/08 a 29/08 – terças-feiras – 13h30 às 15h30
Faixa etária: 16 anos
Inscrições abertas até 3/08 neste link | 12 vagas
Artesanato
BLOCK PRINTING: PRODUÇÃO ARTESANAL DE ESTAMPAS – OFICINAS DE OFÍCIO
COMO GERAÇÃO DE RENDA
Coordenação: MAYARA SABINO
9/08 a 30/08 – quartas-feiras – 19h às 21h
Faixa etária: 18 anos
Inscrições abertas até 4/08 neste link | 12 vagas
Tecnologia
INDÚSTRIA CRIATIVA DE GAMES: OFICINA DE INTRODUÇÃO AO GAMELAB
Coordenação: Francisco Arlindo Alves (Projeto Lince)
14/08 a 28/08 – segundas-feiras – 14h às 16h
Faixa etária: de 8 a 16 anos
Inscrições abertas até 9/08 neste link | 8 vagas
————-
Rua Joaquim Pimentel, 200 – Cohab Taipas – São Paulo (Próximo a pontos de ônibus)
Telefone: (11) 3971-3640 | Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Para visitar a Oficina, agende antecipadamente pelo WhatsApp (11) 3971-3640.
No site Oficinas Culturais, o público encontra informações sobre as medidas sanitárias para combater a proliferação de Covid-19;
Acessibilidade: rampa de acesso para cadeirantes e barras de segurança no sanitário
Programação gratuita. Para conferir a programação completa acesse o site do programa Oficinas
OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE
Teatro
PALHAÇOS PERIFÉRICOS
Companhia Catraca do Riso
10 a 19/08 – quintas e sextas-feiras às 19h30, e sábados às 18h
Duração: 60 minutos
Sala 11
Ingressos distribuídos com 1h de antecedência
Teatro
ENTRELAÇADOS
Companhia Nova de Teatro
2/08 a 2/09 – quarta a sexta, às 19h30, e sábados às 15h e às 18h
12/08 – sábado às 15h – Tradução em Libras
Duração: 60 minutos
Sala 7
Ingressos distribuídos com 1h de antecedência
Exposição
LÁGRIMAS DA TERRA
Artista: Cyra Moreira
Período de visitação: 5/08 a 9/09 – segunda a sexta-feira, das 10h às 20h, e sábado, das 12h às 18h
Classificação: Livre
—————
Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo
Telefone: (11) 3222-2662 | Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira das 10h às 21h00, aos sábados das 11h às 18h.
Grupos artísticos que precisam ocupar espaços para ensaios devem agendar antecipadamente por e-mail informado no site da Oficina. Acessibilidade: rampa de acesso para cadeirantes.
SOBRE O PROGRAMA OFICINAS CULTURAIS
Como uma iniciativa da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas e gerenciado pela POIESIS – Organização Social de Cultura, o Programa Oficinas Culturais promove formação e vivência à população no campo da cultura desde 1986.
Oficinas Culturais dialoga com o interior por meio de dois festivais (FLI – Festival Literário e MIA – Festival de Música Instrumental), Jornadas de Gestão Cultural, Ciclos de Estudos sobre Cultura Tradicional e Contemporaneidade, Programa de Qualificação em Artes que dá orientação artística a grupos, companhias ou coletivos de dança e teatro no interior, litoral e região metropolitana de São Paulo, e o Programa de Formação no Interior que oferece atividades formativas.
Além disso, na cidade de São Paulo, o programa realiza atividades de formação e difusão em três espaços: Oficina Cultural Oswald de Andrade (Bom Retiro), Oficina Cultural Alfredo Volpi (Itaquera) e Oficina Cultural Maestro Juan Serrano (Taipas).
SOBRE A POIESIS
A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.
Leia também: Ministério da Igualdade Racial lança programa de intercâmbio para estudantes e professores de licenciaturas