Programa gratuito de mentorias acadêmicas para pessoas negras e indígena está com inscrições abertas

noticia-preta-mentorias-academicas-edited.jpg

O Ciclo Sankofa 2024 é uma iniciativa dos Institutos Itéramãxe e Pro Bono, e recebe inscrições até o dia 12 de abril

Em parceria com o Instituto Pro Bono, o Instituto Itéramãxe abriu inscrições para o “Ciclo Sankofa: uma primeira aproximação com artigos acadêmicos”. Com encontros online que acontecerão entre os dias 27 de abril e 22 de junho, esta iniciativa oferece 100 vagas para mentorias acadêmicas gratuitas para pessoas negras (cis, trans e com deficiencia) e indígenas, graduandas e já graduadas em Direito e outras áreas, que queiram se aproximar da pesquisa acadêmica.

As pessoas interessadas em ingressar na nova turma devem fazer a inscrição até 12 de abril, no formulário. Os encontros terão início sempre às 9h30, com orientações sobre como se dá o processo de pesquisa acadêmica e direcionamento para que cada participante desenvolva seu próprio artigo acadêmico. Além disso, durante a mentoria haverá aulas públicas abertas e encontros terapêuticos em grupo.

As inscrições vão até 12 de abril /Foto: Pexels

Vale destacar que as 100  vagas ofertadas estão distribuídas nas seguintes proporções: 25% pessoas negras do Direito; 25% pessoas negras de outras áreas; 25% pessoas indígenas (Direito ou outras áreas); 25% pessoas trans negras (Direito ou outras áreas).

Mais informações e a programação completa do Ciclo Sankofa 2024 estão disponíveis aqui.

Sobre a parceria Instituto Itéramãxe e Instituto Pro Bono

Fundado em 2019, o Instituto Itéramãxe acredita em universidades mais plurais, com diversidade de ideias e pesquisas a partir do ingresso de grupos ditos minoritários, compostos por pessoas negras, quilombolas, indígenas, LGBTQIAPN+ e com deficiência, que tiveram suas trajetórias na educação comprometidas pelas desigualdades estruturais.

O Ciclo Sankofa é uma iniciativa promovida pelo Instituto Itéramãxe e marca a segunda parceria coletiva com o Instituto Pro Bono. A primeira colaboração entre os Institutos iniciou no Conexão Negra, um projeto de combate ao racismo nos espaços de trabalho, realizado em 2021, pelo Ministério Público do Trabalho e da Cáritas Brasileira, buscando promover a diversidade racial no campo profissional por meio de cursos nas áreas de Direito, Publicidade, Empresarial e Estético/cultural.

Agora, com a conclusão do Conexão Negra, o Instituto Itéramãxe dá continuidade às formações direcionadas para áreas de pesquisas acadêmicas, por meio desta segunda parceria com o Instituto Pro Bono. “Acreditamos que a extinção do conhecimento é uma das formas do genocídio epistêmico, e a ausência de diversidade acadêmica mostra uma das facetas do racismo estrutural dentro do ambiente acadêmico, limitando o acesso de negras e negros às universidades e desconsiderando seus conhecimentos produzidos. Desta maneira, o Ciclo Sankofa procura enriquecer conhecimentos como forma de modificar esse panorama”, afirma Alessandra Garcia, coordenadora Organizacional Geral do Instituto Itéramãxe. 

Serviço:
Mentorias acadêmicas “Ciclo Sankofa: uma primeira aproximação com artigos acadêmicos”
Inscrições
: 29 de março a 12 de abril, pelo formulário.
Público-alvo: Pessoas negras (cis, trans e com deficiencia), e indígenas, graduandas e graduadas em Direito e outras áreas. Participantes do Conexão Negra também poderão se inscrever para as mentorias coordenadas pelo coletivo.
Período dos encontros: 27 de abril e 22 de junho, com início às 9h30.

Leia também: Festival de Capoeira Ancestralidade e Resistência em em Salvador (BA) tem inscrições abertas

Deixe uma resposta

scroll to top