O programa de aceleração empreendedora “Cuida de Quem Cuida”, que é uma iniciativa do laboratório de inovação e tecnologia social Das Pretas em parceria com a marca de cosméticos Nívea, está com inscrições abertas. São 30 vagas para todo o Brasil, priorizando na seleção no Espírito Santo, região do extremo Sul da Bahia, Norte e Noroeste do Rio de Janeiro e região Vale do Rio Doce de Minas Gerais. As inscrições vão até o dia 3 de maio e podem ser feitas no site: https://www.cuidadequemcuida.com
Neste ano, o programa de aceleração empreendedora retorna com uma nova proposta, para negócios impactadores sociais e/ou ambientais – sem ou com fins lucrativos, liderados por identidades femininas, de todo o Brasil. Todas as selecionadas vão ganhar uma bolsa no valor de R$ 300,00 e formações em Direito e Cidadania, Empreendedorismo, Gestão de Projeto e Comunicação. Ao final, as três melhores selecionadas vão dividir uma bolsa em prêmios no valor de R$ 22 mil.
A aceleração contemplará mais de 30 horas de formação divididas em imersão equalizadora, tríade aceleradora, masterclass e mentorias coletivas, todas ofertadas de forma virtual, ao vivo e gratuita. Buscando os negócios pertencentes a diversas frentes que trabalham com o impacto e o cuidar, esta ação se efetiva como forma de reconhecer a importância do protagonismo de iniciativas de impactos locais para a potencialização de territórios periféricos.
Trajetória
O programa de aceleração empreendedora Cuida de Quem Cuida nasce com o objetivo de oferecer um espaço afetivo de formação e acolhimento a mulheres pertencentes a diversas frentes de liderança em espaços que trabalham com o cuidar.
Leia também: Inscrições para o 16º Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul vai até domingo (30)
A 1ª edição aconteceu em 202, com 6 lideranças femininas do cuidado das comunidades da região Metropolitana da Grande Vitória. Foram mais de 60 horas de atividades de potencialização em empreendedorismo e cidadania ativa, em modo presencial e híbrido.
Já a 2ª edição foi voltada para 20 iniciativas de impacto socioambiental (economias criativas, colaborativas e circulares) lideradas por pessoas pretas, indígenas, periféricas e/ou LGBTQIAP+ dos territórios da Grande Vitória, Vale do Rio Doce de Minas Gerais, Norte e Noroeste do Rio de Janeiro e Extremo Sul da Bahia. Foram 16 horas de facilitações conectadoras para todos se conhecerem, mais de 48h de operalização em cidadania ativa, empreendedorismo e gestão de negócios e letramento de futuros.
Inscrições: https://www.cuidadequemcuida.com