O Governo do Estado da Bahia divulgou, nesta sexta-feira (24), o resultados dos concursos públicos para professores da educação básica, profissional e indígena. Os nomes foram publicados a partir da página 22 no Diário Oficial do Estado (DOE). Confira a lista clicando aqui.
Ao todo, são 1.800 vagas para professores e, destes, 1.119 são vagas voltadas para a educação básica, 626 para educação profissional e para educação indígena. Além disso, também foram disponibilizadas 315 vagas para mediadores do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC).
Segundo os editais, os profissionais terão um contrato de 36 meses, prorrogáveis para o mesmo período. Eles serão contratados sob o Regime Especial de Direito Administrativo (REDA) e terão carga horária de trabalho de 20h semanais.
Piso salarial
Em janeiro deste ano, o governo Federal anunciou o reajuste de 15% no piso salarial dos professores. A base salarial dos docentes passará de R$ 3.845,63 para R$ 4.420,55, de acordo com a portaria do MEC.
A Lei do piso salarial dos professores foi sancionada em 2008 e estabelece um reajuste anual, sempre no mês de janeiro. Ainda de acordo com a pasta, a portaria será publicada ainda esta semana no Diário Oficial da União, com validade imediata.
O piso nacional da categoria é o valor mínimo que deve ser pago aos professores do magistério público da educação básica, em início de carreira, para a jornada de, no máximo, 40 horas semanais. Ele foi instituído pela Lei 11.738 de 2008, regulamentando uma disposição já prevista na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB).