Prêmio Sim à Igualdade Racial reúne personalidades negras e indígenas no Rio de Janeiro

WhatsApp-Image-2023-05-11-at-14.56.10.jpg

Na noite da última quarta-feira (10) foi realizada a 6ª Edição do Prêmio Sim à Igualdade Racial, promovido pelo Instituto Identidades do Brasil (ID_BR). Essa que é a maior premiação sobre igualdade racial da América Latina, tem o objetivo de premiar e reconhecer organizações, personalidades e iniciativas que se comprometem na promoção da igualdade racial.

O evento foi realizado no Teatro Riachuelo, no Rio de Janeiro, e contou com a presença de importantes nomes do cenário político e artístico, além de personalidades negras e indígenas que se uniram para celebrar esse momento. Com apresentação de Yuri Marçal e Jennifer Dias, a noite também foi conduzida por Paulo Vieira, Sheron Menezzes e Lucy Alves, e dos diretores do ID_BR, Luana Génot e Tom Mendes.

Prêmio Sim à Igualdade Racial 2023 aconteceu no Teatro Riachuelo, no Rio de Janeiro nesta quarta-feira (10) /Foto: Bárbara Souza – Notícia Preta

O prêmio que seguiu a temática ‘Origens e Raízes’, começou com uma apresentação musical performática de Mc Soffia, BK e Owera seguido por apresentações de Kaê Guajajara com participação de Ailton Krenak, Lin da Quebrada, Liniker no vocal e Jonathan Ferr no piano, e a performance conjunta de Marvvilla, Teresa Cristina, Kynnie Willians e Eliana Pittman.

Entre a condução bem humorada de Paulo Vieira e das atrizes Sheron Menezzes e Lucy Alves, a noite também homenageou duas grandes personalidades negras que deixam saudade. O primeiro a ser lembrado foi o Rei Pelé, que faleceu em dezembro do ano passado, e depois a homenageada foi a jornalista Glória Maria, que faleceu em fevereiro deste ano.

Em uma noite emocionante, o prêmio também aproveitou para reivindicar os direitos da população indígena com uma performance artística que terminou com a seguinte mensagem: Sem demarcação não há democracia. Por isso, ao longo de todo o evento, o pedido para que toda a sociedade diga sim à igualdade racial era constante.

“Nosso propósito e ajudar a acelerar mudanças estruturais que levariam mais de 150 anos para acontecer, e essa luta, é sua também”, disse Luana Génot.

Outras apresentações musicais também tomaram a noite foi a performance de Luedji Luna, a de Thaline Karajá, a de Carlinhos Brown com Edivan Fulni-Ô, de Juyé com Owera, e a apresentação de Russo Passapusso com Kandu. Também foram apresentadas falas em vídeo da escritora Conceição Evaristo, e da ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara.

A premiação que possui dez categorias que estão divididas nos pilares de empregabilidade, cultura e educação, vai ser transmitida no dia 26 de maio, a partir das 19h30 no Multishow, no sábado (27) no Canal Bis, e no domingo (28) na TV Globo após o Fantástico. No mesmo dia a premiação também estará no canal do ID_BR no Youtube.

Leia também: Medalha Princesa Isabel é extinta e dá lugar a Prêmio Luiz Gama

Para conhecer os finalistas de cada categoria, assim como os jurados que fizeram parte da escolha dos vencedores, basta acessar o site oficial do prêmio.

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Formada em Jornalismo em 2021, atualmente trabalha como Editora no jornal Notícia Preta, onde começou como colaboradora voluntária em 2022. Carioca da gema, criada no interior do Rio, acredita em uma comunicação acessível e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top