Policiais envolvidos na morte de Thiago Flausino, baleado na Cidade de Deus (RJ), são presos

noticia-preta-thiago-flausino.webp

Nesta terça-feira (07) os quatros policiais militares envolvidos na morte do adolescente Thiago Menezes Flausino, voltaram a ser presos. O menino de 13 anos foi baleado em 7 de agosto de 2023, na Cidade de Deus, na Zona Norte do Rio. Os policias chegaram a ser presos preventivamente no início de setembro do ano passado, mas foram soltos no dia 28 de setembro, após decisão da justiça.

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), através da 1ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal Especializada da Capital, denunciou os agentes pelo crime de homicídio, no dia 9 de abril de 2023. A prisão foi feita a partir dos mandados expedidos pelo Juízo da 2ª Vara Criminal da Capital (Tribunal do Júri). 

Thiago Menezes Flausino, de 13 anos, morto pela polícia na Cidade de Deus/ Foto: Reprodução

Segundo a investigação, Roni Cordeiro de Lima, Diego Pereira Leal, Aslan Wagner Ribeiro de Faria e Silvio Gomes dos Santos, do Batalhão de Choque da Polícia Militar do Rio, colocaram uma pistola Glock e munição ao lado do menino de 13 anos após matá-lo, com o intuito de simular um confronto armado. O MP também destaca que as condutas dos PMs foram praticadas no contexto de uma operação policial ilegal.

A mãe de Thiago, Priscila Menezes, comemorou a prisão dos policias. “Deus é fiel. Um pouco depois que eu postei o vídeo falando sobre 9 meses sem Thiago recebi um telefonema do defensor público me informando da prisão dos assassinos do meu filho. A esperança está me fazendo ser forte“, escreveu a mãe em suas redes sociais, logo depois de postar um desabafo pedindo justiça.

A Promotoria de Justiça alega que o crime foi cometido por motivo “torpe”, visando a prática de operação ilegal conhecida como “Tróia”, usando um veículo particular e efetuando disparos de arma de fogo.

A denúncia fala que a conduta dos policiais também dificultou a defesa das vítimas, que estavam em uma moto e foram surpreendidas com os disparos. Os agentes teriam usado fuzis, armas de alta energia e de uso restrito.

Thiago foi atingido na Estrada Miguel Salazar Mendes de Moraes, esquina com a Rua Jeremias, na entrada da comunidade Cidade de Deus, em Jacarepaguá. O menino estava em uma moto com um amigo, e na época a Polícia Militar afirmou que os polícias tinham sido atacados.

Leia também: “Ele foi executado”, diz tio de adolescente de 13 anos morto na Cidade de Deus (RJ)

Deixe uma resposta

scroll to top