Policiais acusados pela morte da modelo Kathlen Romeu vão a júri popular

96658164-e1743091462521.webp

Kathlen Romeu foi atingida com um tiro de fuzil no tórax em Lins de Vasconcelos, na Zona Norte do Rio, em junho de 2021

Os policiais militares Rodrigo Correia de Frias e Marcos Felipe da Silva Salviano, investigados pela morte da modelo Kathlen Romeu, serão levados a júri popular. A determinação partiu da 2ª Vara Criminal da Capital do Rio de Janeiro, que ainda não definiu uma data. Os PMs aguardam o julgamento em liberdade. 

A jovem grávida de 14 semanas, estava na comunidade Lins de Vasconcelos visitando a avó, quando foi atingida com um tiro de fuzil no tórax no dia 8 de junho de 2021. Quando ocorreu o caso, os agentes que estavam de serviço, disseram que foram atacados por tiros de criminosos no local e reagiram, dando início a um confronto, porém testemunhas negaram tais ataques. 

Kathlen Romeu foi atingida na Zona Norte do Rio, em junho de 2021 /Foto: Reprodução Redes Sociais

De acordo com a acusação do Ministério Público do Rio, os tiros partiram dos policiais Rodrigo Correia de Frias e Marcos Felipe da Silva Salviano que passavam pela comunidade.

Elizabeth Machado Louro, juíza à frente da 2ª Vara Criminal confirma o indício aos réus, com base no laudo apresentado: “A materialidade está comprovada pelo laudo de necropsia, bem como pelos esquemas de lesões. A autoria, igualmente, restou suficientemente indiciada nos autos, notadamente pela prova técnica produzida na investigação. Nesse sentido, embora a prova oral não tenha se mostrado apta a indicar que o disparo que atingiu a vítima partiu dos acusados, o laudo de reprodução simulada surge suficiente para indiciar a autoria, ao menos para os fins desta decisão”.

Não se trata de um “caso isolado”

Boletim ‘Pele Alvo’ divulgado em novembro de 2024 pela Rede de Observatório de Segurança aponta que no ano de 2023 foram registrados 871 mortes em decorrência a intervenções policiais no Estado do Rio. 86,9% das vítimas são negras. 

Já a pesquisa do Instituto Fogo Cruzado com dados de fevereiro de 2025 mostram que a região metropolitana do Rio de Janeiro registrou cerca de dois feridos por dia no mês de fevereiro. Segundo a pesquisa, foram registrados 194 tiroteios em fevereiro, sendo 96 deles em ações policiais. 

Leia também: Polícia indicia e pede prisão de PM reformado que atirou contra Igor Melo e Thiago Marques

Nathalia Ferreira

Nathalia Ferreira

Jornalista com pós-graduação em Social Media e MBA em Digital Business. É estratégista de comunicação digital e social intelligence, atuou em análise de dados, geração de insight e já liderou a comunicação corporativa em consultoria étnico-racial. Nathalia tem como propósito contribuir com uma comunicação antirracista e alavancar ações efetivas e de impacto social através da comunicação.

Deixe uma resposta

scroll to top