Dois homens foram presos na Bahia na última quarta-feira (17), ambos suspeitos de assassinar Flávio Gabriel Pacífico dos Santos, conhecido como Binho do Quilombo. Os detidos são tio e sobrinho, de acordo com informações dadas divulgadas pela Polícia Federal (PF). Binho foi morto em 2017 e era filho de Mãe Bernadete, morta em 2023.
O delegado da Polícia Federal Vitor Fagundes, declarou que a policia ainda investiga o que motivou o assassinato. “A motivação ainda é uma lacuna a ser preenchida. Tinha-se a suspeita à época de que o crime fosse motivado por disputa de terras quilombolas. Mas ainda é uma lacuna, as suspeita que temos eu não consigo revelar porque interferiria na efetividade das investigações”, disse ao jornal Farol da Bahia.
De acordo com PF, o primeiro homem foi preso na quarta-feira de tarde, na praça de alimentação de um shopping, em Salvador. O outro foi detido a noite na cidade de Conceição de Jacuípe. As buscas foram feitas pelos carro utilizado no crime, que teria sido adquirido com documento falsificado.
O líder do Quilombo foi assassinado a tiros dentro de seu carro na manhã de 19 de setembro de 2017. O homicídio ocorreu no Território Quilombola de Pitanga dos Palmares, localizado no município de Simões Filho, zona metropolitana de Salvador.
Morte da mãe
Mãe Bernadete, ialorixá, líder quilombola, e coordenadora nacional de Articulação de Quilombos, foi assassinada a tiros no Quilombo Pitanga dos Palmares, em Simões Filho (BA) em agosto do ano passado. Ela era coordenadora nacional da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq) e líder do Quilombo Pitanga dos Palmares.
Leia mais notícias aqui: Pastor diz que autismo é “visita do diabo” ao ventre das grávidas e gera revolta nas redes