“Minha eleição é a prova de que os pobres da Índia podem ter sonhos”, diz primeira presidente tribal do país

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI6O0M1-BASEIMAGE.jpg

Droupadi Murmu, nova presidente da Índia, em encontro antes das eleições presidenciais, em Ahmedabad, Índia 17/07/2022 REUTERS/Amit Dave

A primeira presidente da Índia oriunda de uma comunidade tribal, Draupadi Murmu, disse nesta segunda-feira(25), depois de tomar posse, que sua eleição foi uma “conquista de todas as pessoas pobres do país”.

A elevação de Murmu ao posto constitucional mais alto da Índia foi vista como um importante gesto do primeiro-ministro Narendra Modi para as comunidades que compõem mais de 8% de seus 1,4 bilhão de habitantes antes das eleições gerais marcadas para 2024.

Murmu, ex-professora e ministra de Estado do Partido Bharatiya Janata (BJP), de Modi, é a segunda mulher a ocupar o cargo de presidente, em grande parte cerimonial. Ela nasceu em uma família pobre da tribo Santhal do Estado oriental de Odisha.

Membros do Parlamento e das legislaturas estaduais elegeram Murmu na semana passada para um mandato de cinco anos depois que ela foi indicada pelo BJP.

Índia
Droupadi Murmu, nova presidente da Índia, em encontro antes das eleições presidenciais, em Ahmedabad, Índia 17/07/2022 REUTERS/Amit Dave

LEIA TAMBÉM: Índia está a caminho de se tornar economia que mais cresce no mundo, diz RBI

“Minha eleição é a prova do fato de que os pobres da Índia podem ter sonhos e realizá-los também”, disse Murmu, de 64 anos, em um discurso no Parlamento depois de tomar posse.

“É uma grande satisfação para mim que aqueles que foram privados por séculos e aqueles a quem foram negados os benefícios do desenvolvimento, esses pobres, oprimidos ​​e tribais estão vendo seu reflexo em mim.”

Modi saudou a posse de Murmu como um “momento divisor de águas para a Índia, especialmente para os pobres, marginalizados e oprimidos”.

O presidente da Índia atua como Comandante Supremo das Forças Armadas, mas o primeiro-ministro detém poderes executivos.

Fonte: Reuters

0 Replies to ““Minha eleição é a prova de que os pobres da Índia podem ter sonhos”, diz primeira presidente tribal do país”

Deixe uma resposta

scroll to top