“Vamos apresentar João Cândido como uma figura heroica”, explica Jack Vasconcelos, carnavalesco da Paraíso do Tuiuti

Snapinsta.app_422897691_17946730322762164_2741137726158050710_n_1080-e1707627557708.jpg

Neste carnaval, a escola de samba Paraíso do Tuiuti vai apresentar o enredo “Glória ao Almirante Negro!”, homenageando o marinheiro João Cândido, que também foi líder da Revolta da Chibata. A agremiação desfila na próxima segunda-feira (12), na Marquês de Sapucaí, no Rio.

Em entrevista ao Notícia Preta, o carnavalesco da escola Jack Vasconcelos, conta o que a Tuiuti vai levar para a avenida. “Vamos apresentar João Cândido como uma figura heroica da história do Brasil. Então vamos trazer elementos que glorifiquem a passagem dele pela nossa história”, conta.

Um dos carros alegóricos da Tuiuti para este ano /Foto: Reprodução Instagram

Segundo ele, os navios e a ambientação marítima não podem ficar de fora, já que João Cândido foi por muitos anos um militar da Marinha Brasileira, mas além disso, o carnavalesco destaca outros elementos presentes no desfile. “A gente vai mostrar ele desde um pouco mais novo no Rio Grande do Sul, ele entrando na marinha, e como essa figura histórica vai ganhando subsídios para ser esse grande herói que a gente vai exaltar no final. Essa passagem do menino para o homem, e para o herói“, explica.

Jack Vasconcelos conta que durante o processo se debruçou em bastante material sobre a Revolta da Chibata, por exemplo, para desenvolver como contar essa história, e que depois a família de João passou a integrar e fortalecer esse processo. Mas que usará de artifícios diferentes para contar essa história.

Me peguei muito em uma linguagem de histórias em quadrinhos para deixar a história com uma estética mais moderna, com uma comunicação visual através de cores e formas mais contemporânea para falar de uma história, até para as pessoas não acharem chato, principalmente para o jovem, que a gente quer muito que conheça João Cândido, e tenha ele como uma referência positiva“, pontua o carnavalesco.

Segundo ele, a principal mensagem que a Tuiuti propõe com este enredo é de ver essa figura, como exemplo. “A Revolta da Chibata foi um movimento importantíssimo para a nossa história, principalmente sobre a questão dos Direitos Humanos. Então é uma honra trazer isso, e honrar nosso papel de escola de samba de levar conhecimento para o público, das figuras importantes da nossa história“.

Leia também: “Representar João Cândido é uma responsabilidade”: ator Izak Dahora será um dos intérpretes do marinheiro, na Sapucaí

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Formada em Jornalismo em 2021, atualmente trabalha como Editora no jornal Notícia Preta, onde começou como colaboradora voluntária em 2022. Carioca da gema, criada no interior do Rio, acredita em uma comunicação acessível e antirracista.

Deixe uma resposta