Pantanal tem 800 mil hectares queimados em 2024, aponta levantamento

ja02629.webp

Nos primeiros meses desse ano, o Pantanal bateu a marca de 800 mil hectares queimados por incêndios. É o que aponta um levantamento feito pelo Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LASA-UFRJ).

Foram precisamente 802.875 hectares queimados no bioma, de 1º de janeiro a 23 de julho de 2024, o que corresponde a 800 mil campos de futebol. No mesmo período do ano passado foram 32 mil hectares queimados. Ou seja, um aumento de 2.362% em 2024,

Incêndios no bioma batem recorde em 2024 /Foto: Joédson Alves – Agência Brasil

Este ano, os incêndios no bioma foram os maiores da história, superando ano de 2020, que detinha o recorde de queimadas no bioma até então, segundo a série histórica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Mas apesar de ser esperado anualmente um período de queimadas no Pantanal, entre o fim de julho e o mês de agosto, o período começou de forma antecipada. Segundo a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, eles não foram motivados por questões naturais.

A ministra chegou a afirmar no início deste mês que a Polícia Federal (PF) está investigando de 18 a 19 focos de incêndio no Pantanal, “para determinar a autoria”, já que Marina aponta que a ação humana é o que tem causado a maior devastação já registrada no bioma.

O que nós estamos identificando é que 85% dos incêndios que temos hoje estão ocorrendo em propriedades privadas. A história de que pode ser raio, descarga de raio, não é [verdadeira]. É por ação humana”, destacou a ministra.

Leia também: Incêndios podem ter degradado 9% do Pantanal nos últimos cinco anos

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Formada em Jornalismo em 2021, atualmente trabalha como Editora no jornal Notícia Preta, onde começou como colaboradora voluntária em 2022. Carioca da gema, criada no interior do Rio, acredita em uma comunicação acessível e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top