Um dos principais substitutos da carne, o ovo de galinha sofreu um aumento de 18,70% nos últimos 12 meses, é o que revela os dados do Índice Geral de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15), divulgado na última terça-feira (24). Em alguns casos, o aumento foi quase o dobro da média nacional, como Curitiba que chegou a 34% de reajuste no mesmo período.
Segundo informações da Associação Brasileira de Proteína Animal, alguns fatores influenciaram o aumento no preço do ovo de galinha nos últimos meses. De acordo com a entidade, “é o aumento do milho e do farelo de soja. Esses dois insumos, juntos, representam algo como 80% dos custos de produção dos ovos, e nesses últimos dois anos aumentaram 150% em média”, afirma.
Outo fator que tem influenciado o preço do ovo é a guerra na Ucrânia e uma gripe aviária na Europa, fazendo com que falte o produto nos Estados Unidos, por exemplo. Desta forma o país nortista passou a importar ovos do Brasil, elevando o preço interno do produto.
Penalização de pobres
A inflação atinge principalmente as pessoas com menor poder aquisitivo. Desta forma, o ovo, por exemplo, deixa de ser opção para as famílias que já vinham substituindo a carne pelo produto. Segundo um relatório da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a inflação penaliza os mais pobres, que sentem mais seu peso.
“E quando analisamos os alimentos, o ovo, que é um item essencial, já consumido por aquelas famílias que têm baixa renda, ele penaliza ainda mais. O que significa? Menos dinheiro no final do mês para outras compras e acaba apertando o orçamento de famílias que já sofreram muito desde o início da pandemia”, afirma o documento.
Somente no mês de novembro de 2022, a cebola acumulou uma alta de 23,02%, chegando, em alguns locais, a R$ 16 o quilo do produto. Em seguida, o tomate, com reajuste de 15,71%.
No acumulado dos últimos 12 meses, a cebola é o produto que mais encareceu, chegando a acumular 166,21% de alta, seguida pelo limão, com 89,64%, e o pepino, com 72,3% de reajuste no período entre dezembro de 2021 e novembro de 2022.
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