Nesta quinta-feira (20), a comunidade da Vila Aliança, localizada em Bangu, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, amanheceu com uma operação policial em curso, marcada por intenso tiroteio que afetou cerca de sete escolas municipais na comunidade, segundo informações da Secretaria Municipal de Educação, e que deixou um policial feriado, baleado enquanto pilotava um helicoptéro que sobrevoava a comunidade.
O agente, Felipe Marques Monteiro, foi encaminhado ao Hospital Municipal Miguel Couto, na Zona Sul do Rio, onde passa por cirurgia. Segundo informações do g1, o policial foi baleado na cabeça e o estado de saúde é gravíssimo. Ao ser atingido, o co-piloto tomou a direção para pousar o helicóptero Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil, usado durante a operação.

Além das escolas afetadas, a Secretaria Municipal da Saúde informou em nota que a Clínica da Família Maria José de Souza Barbosa suspendeu o funcionamento, por conta da operação, para segurança dos funcionários e dos usuários.
Já a Secretaria de Estado de Educação informou, por meio de nota, que “para garantir a integridade de alunos e servidores, todos foram liberados e as aulas, suspensas” em 3 unidades, e informou que “os conteúdos pedagógicos eventualmente perdidos serão repostos“.
Moradores registraram o tiroteio ecompartilharam nas redes sociais, inclusive o momento em que o helicóptero com o policial Felipe Marques, era alvo dos disparos. Vídeos que circulam nas redes sociais também mostram caveirões na comunidade.
A operação é feita po policiais da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) e da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA).
Leia também: Operação resgata 25 pessoas em situação análoga à escravidão no AM