Pela segunda vez consecutiva, devido à qualidade da água do rio Sena, o treino de natação de familiarização do triatlo foi cancelado. A decisão foi tomada na manhã desta segunda-feira (29) após uma reunião entre a organização dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, delegação técnica e médicos, representantes da cidade e da Federação Internacional de Triatlo.
Devido as chuvas que caíram na última sexta-feira (26) e no sábado (27), o rio ficou sem condições de uso. Nos testes deste domingo (28) houve uma pequena melhoria nos níveis de qualidade da água em comparação com os dias anteriores. Entretanto, não havia garantia para a realização da prova. Os organizadores, no entanto, estão confiantes que o local estará próprio para a competição.
No comunicado à imprensa, Paris 2024 e a organização mundial de triatlo afirmaram que, com base na previsão do tempo para as próximas 36 horas, “estão confiantes de que a qualidade da água voltará a ficar dentro dos limites antes do início das competições de triatlo“.
A previsão do tempo para os próximos dias em Paris mostra dias ensolarados, o que leva os organizadores a acreditarem na melhoria das condições da água do rio Sena. No entanto, as provas aquáticas do triatlo e a maratona de 10 km poderão ser adiadas ou canceladas se houver nova chuva, elevando os níveis de bactérias na água. Este ano, Paris tem enfrentado o início de ano mais chuvoso das últimas 30 décadas.
O triatlo é um esporte que integra três disciplinas olímpicas: natação, ciclismo e corrida. No formato olímpico, os competidores nadam 1,5 km, pedalam 40 km e correm 10 km, com essas distâncias sendo iguais para ambos os gêneros.
Em Tóquio, o triatlo também passou a incluir a modalidade de revezamento misto, que consiste em uma equipe composta por dois homens e duas mulheres competindo em uma prova de curta distância.
Leia também: Ministério do Esporte faz post racista em alusão ao barco do Brasil nas Olimpíadas