Número de gestantes com dengue aumenta 345% em 2024, revela Ministério da Saúde

WhatsApp-Image-2024-03-06-at-16.34.55.jpeg

O número de casos de dengue em gestantes aumentou 345,2% nas seis primeiras semanas deste ano, na comparação com o mesmo período de 2023, segundo dados epidemiológicos do Ministério da Saúde, divulgado na última sexta-feira (01).

O Brasil registrou 5.151 casos de gravidas infectadas pela dengue no período. A região Sul apresentou o maior aumento percentual, com 1.088,7%, seguido do Sudeste (392,2%) e Centro Oeste (346,3%). Os dados constam no Manual de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento da Dengue na Gestação e no Puerpério.

Em 2023 foram 1.157 casos entre grávidas no país; crescimento percentual na região Sul chegou a  1.088% – Foto: Divulgação/ Fiocruz

Este aumento representa um quadro preocupante de saúde pública, considerando o risco elevado de complicações graves, tanto para elas quanto para os bebês. Formas graves da doença, como choque, hemorragias e óbito representam riscos para as gestantes, enquanto as complicações perinatais incluem prematuridade, restrição de crescimento intrauterino e morte fetal”, informa a pasta divulgada pelo Ministério da Saúde.

Conforme o documento, as mulheres grávidas têm um risco maior de desenvolver a forma grave da doença do que as não gestantes. Do total de casos registrado neste ano, 4,4% evoluíram para um quadro considerado crítico.

A Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia orienta que gestantes devem priorizar o uso de repelentes aprovados pela Anvisa. Em casos de menor gravidade, sem sinais de alarme, a orientação é repouso e aumento da ingestão de líquidos. 

O estado de São Paulo, Acre, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Amapá e o Distrito Federal, estão em situação de emergência. O Brasil vive uma epidemia, com 1.212.263 casos prováveis da doença e 278 mortes confirmadas em 2024. Ainda estão sob investigação 744 óbitos. De acordo com o Ministério, os casos de dengue estão começando as infecções por gripe.

Leia também: Brasil tem mais de um milhão de casos de dengue este ano

Deixe uma resposta

scroll to top