Foram divulgados os finalistas do Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira 2024, e o Notícia Preta é um deles. O jornal antirracista concorre na categoria Veículo Liderado por Jornalistas Negros, e está entre os 27 veículos que avançaram para o segundo turno de votação, que pode ser feita por um formulário online. Contamos com seu voto!
No último ano o Notícia Preta também concorreu ao prêmio, que é promovido pelo Jornalistas&Cia em parceria com 1 Papo Reto, Neo Mondo e Rede JP de Jornalistas pela Diversidade na Comunicação. Em 2023 o Notícia Preta foi eleito entre o TOP 5 da categoria.
“Criei o Notícia Preta em 2018 como uma forma de fazer um jornalismo que de fato me representasse e combatesse as desigualdades. Hoje posso afirmar: Eu consegui! Mas não consegui sozinha!“, disse Thais Bernardes, CEO e fundadora do Notícia Preta, quando recebeu o prêmio em 2023.
Conheça os indicados aqui, e vote aqui.
Agora, quase 1 ano depois, Thais celebra mais uma indicação. “É muito especial ter nosso trabalho reconhecido e celebrado, já que nos preocupamos em fazer um jornalismo responsável, consciente, com viés educacional e antirracista. Esse reconhecimento mostra que eu e a minha equipe, estamos no caminho certo“, aponta Thais.
A CEO que afirma que o NP sempre foi “mais que um jornal”, hoje também comanda a Escola de Comunicação Antirracista, que nasceu no Notícia Preta e que após mais de um ano, já levou cursos online e gratuitos para alunos de todo o Brasil.
Premiação
Este ano mais de 440 jornalistas foram indicados de todas as regiões do Brasil, e 121 avançaram para a segunda fase. A cerimônia vai acontecer no dia 11 de novembro, no Itaú Cultural, em São Paulo. Além de serem anunciados anunciados os jornalistas TOP 10 mais admirados do Brasil e os campeões em categorias específicas, também serão entregues homenagens especiais.
Uma delas é o Troféu Luiz Gama, que será concedido aos jornalistas Valdice Gomes e Dennis de Oliveira, em reconhecimento às suas décadas de contribuição ao jornalismo e à luta por direitos humanos. O outro é o Troféu Glória Maria de Personalidade do Ano, que este ano será entregue para o jogador de futebol Vini Jr., por sua imagem e postura no combate ao racismo dentro e fora dos campo.
Na votação o público terá de escolher até cinco finalistas em cada categoria: Top 50 Jornalistas +Admirados, Top 5 Profissionais de Imagem, Top 5 Veículos Gerais e Top 5 Veículos liderados por jornalistas negros ou negras.
Leia também: “Início de algo muito maior”, diz Thais Bernardes sobre a Escola de Comunicação Antirracista